“O COI tomou outra decisão contraproducente e claramente com motivações políticas”, acusou o Comité Olímpico Russo no serviço de mensagens instantâneas Telegram.

O COI justificou a suspensão pela integração de várias organizações das regiões ocupadas da Ucrânia no comité russo, o que configura uma "violação" da "integridade territorial" do Comité Olímpico Ucraniano.

A Ucrânia congratulou-se já com a decisão do COI, que considera “importante”

Em 05 de outubro, o Comité Olímpico Russo decidiu integrar, de forma unilateral, como membros organizações desportivas regionais que estão sob autoridade do Comité Ucraniano, nomeadamente de Zaporijia, Donetsk, Lugansk e Kherson.

O Comité Olímpico Russo deixa, assim, de poder funcionar como um comité nacional e de receber fundos do movimento olímpico.

Sobre a participação de atletas russos, sob bandeira neutra, a Comissão Executiva do COI voltou a adiar, para "um momento oportuno", a decisão.

A Rússia e Bielorrússia foram excluídas de vários eventos desportivos desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, em fevereiro de 2022. No entanto, alguns atletas individualmente têm vindo a ser autorizados a competir, em certas condições, nomeadamente apresentarem-se sob bandeira neutra.