A união de chamas dos quatro cantos do Reino Unido na "casa espiritual" dos Paralímpicos será o ponto de partida para a viagem da tocha paralímpica até ao Estádio Olímpico, no dia da abertura dos Jogos Paralímpicos Londres2012.
As chamas serão acesas a partir de 24 de agosto em quatro cidades britânicas diferentes, Londres, Belfast, Cardiff e Edimburgo, as capitais de Inglaterra, Irlanda do Norte, País de Gales e Escócia, e confluirão até Stoke Mandeville, 70 a noroeste de Londres.
Foi no hospital que ainda ali funciona que surgiu o conceito dos Paralímpicos em 1948, há 64 anos, quando um neurologista organizou competições para 16 veteranos feridos na guerra da II Guerra Mundial.
As quatro chamas serão unidas e acenderão a tocha paralímpica no dia 28 de agosto, que nas 24 horas seguintes será transportada ininterruptamente em equipas de cinco pessoas até ao Estádio Olímpico, onde a Pira Paralímpica será acesa.
A chama será transportada por 580 portadores ao longo de 87 milhas (140 quilómetros), passando pelos condados de Buckinghamshire e Hertfordshire ou por locais históricos da capital britânica, como a praça de Picadilly Circus, Westminster Abbey e Downing Street, onde fica a residência do primeiro-ministro, David Cameron.
Além de resultarem num objeto mais leve, os acabamentos numa liga de alumínio polida da Tocha Paralímpica proporcionam um efeito de espelho que reflete a chama durante a parte do percurso feito à noite.
Tal como para a viagem da chama olímpica pelo país, também desta vez foram escolhidas pessoas nomeadas pela população cujos feitos foram considerados "inspiradores", como a angariação de dinheiro para causas.
Entre estes estão Mike Mackenzie, que sofreu uma lesão na coluna vertebral durante uma missão humanitária na Bósnia e que desde então tem feito trabalho a favor de organizações de ajuda a cegos ou a pessoas com o mesmo problema que ele.
Outro portador será Robert Taylor, de 15 anos, que tem uma doença sem cura que causa distrofia muscular, mas que mesmo assim tenta fazer uma vida normal, incluindo praticar caiaque e tiro com arco e tocar guitarra.
Outros escolhidos incluem o antigo atleta paralímpico Martin McElhatton, que jogou basquetebol, Arun Patel, fundador de uma organização de apoio a crianças com pólio, ou Andrew Burt, treinador de judo que trabalha com crianças deficientes e com problemas de comportamento.
Os Jogos Paralímpicos começam a 29 de agosto e terminam a 09 de setembro.
Comentários