Os jovens portugueses entre os nove e os 14 anos portadores de deficiência vão poder experimentar 19 modalidades paralímpicas e surdolímpicas em 07 de outubro, no complexo do Jamor, durante o Dia Paralímpico Jovem.

O evento, promovido pelo Comité Paralímpico de Portugal com o alto patrocínio da Presidência da República, realiza-se pela primeira vez com o objetivo de “sensibilizar, divulgar e estimular” a prática desportiva em pessoas com paralisia cerebral, deficiência motora, intelectual, visual ou surdez, que sejam elegíveis para a competição em Jogos Paralímpicos e em Jogos Surdolímpicos.

"As limitações impostas pelas nossas diferenças não impedem o acesso e o cultivar do desporto porque somos todos diferentes, todos temos limitações que mudam ao longo da vida. É por isso que esta iniciativa do Comité Paralímpico de Portugal tem o meu total apoio, do Presidente da República, que o mesmo é dizer, o apoio de todos os portugueses", disse Marcelo Rebelo de Sousa, citado no documento.

Atletismo, badminton, basquetebol, boccia, canoagem, ciclismo, curling, escalada, futebol, goalball, judo, luta greco-romana, natação, remo, ténis, ténis de mesa, tiro com arco e voleibol serão as modalidades disponíveis.

Em todas, haverá a presença de técnicos especializados e será promovida a interação com atletas paralímpicos e surdolímpicos.