Zakia Khudadadi, uma das duas integrantes da delegação afegã presente em Tóquio para os Jogos Paralímpicos após ser retirada de Cabul, participou esta quinta-feira (2) na estreia histórica do Taekwondo neste evento.
Impassível e com a música "Thunderstruck" do AC/DC, Zakia Khudadadi dirigiu-se ao combate contra Ziyodakhon Isakova, do Uzbequistão.
A atleta afegã, que compete na categoria até 49 kg (categoria K44), venceu o primeiro ataque 6-5, antes de ser superada no segundo e cair por 17-12 no seu duelo nas oitavas de final.
Foi para a repescagem e foi derrotada pela cinco vezes campeã mundial, a ucraniana Vikotriia Marchuk, por 48-34.
"Claro que a situação atual no Afeganistão preocupa-me. Estou muito contente que a minha adversária tenha conseguido competir contra mim", afirmou Marchuk, após derrotar Zakia Khudadadi.
Tanto Zakia Khudadadi como o outro membro da delegação afegã, Hossain Rasouli, que participou na terça-feira no salto em cumprimento no atletismo (categoria T47), não falarão com a imprensa, anunciou o Comité Paralímpico Internacional (CIP).
"Vamos deixá-los tranquilos nos últimos dias para que se concentrem na competição, já que era o seu sonho participar. Agora vamos começar a discutir o que vai acontecer na cerimónia de encerramento", afirmou o porta-voz do CIP, Craig Spence, na quinta-feira.
Comentários