O ciclista Telmo Pinão, que hoje conseguiu o primeiro diploma para Portugal nos Jogos Paralímpicos Paris2024, recebeu, antes de entrar em prova, uma mensagem do amigo Iuri Leitão, que pediu: “rebenta com isso tudo só com uma perna”.
“Quando estava a aquecer, estava em videochamada com o Iuri, a mostrar-lhe onde estava. Disse-me uns palavrões e disse para chegar aqui e rebentar com isto tudo só com uma perna”, contou Telmo Pinão, pouco depois de ter terminado na sétima posição a prova de 3.000 metros de perseguição individual C2.
Pinão, que não tem parte da perna esquerda, considerou “ter sido um prazer competir na pista” do Velódromo de Saint-Quentin-en-Yvelines, onde Iuri Leitão e Rui Oliveira “fizeram história”, ao conseguirem uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos.
“Posso dizer, pelo trabalho que fiz, por aquilo que desenvolvi na minha carreira, que tambem sinto que fiz história aqui, por tudo o que treinei, por tudo o que abdiquei, sobretudo de estar com a minha família e os meus amigos”, afirmou o ciclista, natural de Coimbra.
Em Paris2024, Telmo Pinão vai disputar mais uma prova na pista onde Iuri Leitão conseguiu a prata no omnium e o ouro no Madison, juntamente com Rui Oliveira, e participará ainda em duas provas de estrada.
Comentários