A missão portuguesa para os Jogos Paralímpicos de Londres2012 foi esta tarde recebida em São Bento por Pedro Passos Coelho, numa cerimónia marcada pelos elogios mútuos e pela promessa do primeiro-ministro de estar presente na abertura do evento, a 29 de agosto, na capital inglesa.

Com os 30 atletas paralímpicos presentes e mais alguns dos cerca de 70 membros da comitiva lusa que viaja em breve para Londres, Passos Coelho salientou a «inspiração» que estes representam para si e para o povo português.

«Temos tido uma participação portuguesa que nos tem enobrecido a todos. O esforço dos atletas torna-se ainda mais simbólico nos Jogos Paralímpicos. Se há campo em que há relevância de nos transcendermos é aquele em que as pessoas enfrentam limitações físicas. É motivo de grande inspiração para todos os portugueses, sobretudo num momento em que nos defrontamos com adversidades muito grandes», afirmou o líder do Executivo.

Passos Coelho revelou ainda a sua esperança na continuidade dos bons resultados dos atletas paralímpicos. «Tradicionalmente, os atletas paralímpicos têm trazido para Portugal bons resultados. Julgo que a preparação que foi feita e o naipe de atletas que aqui está é uma promessa de que isso voltará a acontecer nestes Jogos», frisou, acrescentando: «Mais importante do que os resultados é o facto de se terem preparado para estes Jogos».

Humberto Santos deu voz ao Comité Paralímpico de Portugal (CPP) para agradecer a receção do primeiro-ministro e o apoio prestado ao longo destes quatro anos, ainda que a ajuda continue «longe dos anseios desportivos» de treinadores e atletas.

Contudo, o presidente do CPP relevou a presença destes atletas como «exemplos acabados da determinação e empenho em vencer».

Portugal vai estar representado nesta 14ª edição dos Jogos Paralímpicos com 30 atletas em cinco modalidades: atletismo, boccia, natação, remo e equitação. A competição, que decorre entre 29 de agosto e 9 de setembro, contará com a presença de cerca de 140 países e mais de 4000 atletas.