Seis atletas portugueses foram esta quinta-feira eliminados em diferentes categorias do torneio individual de boccia dos Jogos Paralímpicos de Londres2012 por opositores asiáticos, mantendo-se apenas José Macedo em prova para ganhar uma medalha.

O domínio asiático foi evidente na categoria BC2, na qual Portugal deixou de ter aspirações após a derrota de Abílio Valente nos quartos de final perante o chinês Zhiqiang Yan (7-5), depois de Cristina Gonçalves e Fernando Ferreira se terem ficado pelos os oitavos de final, "vítimas" do chinês Kai Zhong (4-3) e do coreano So-Yeong Jeong (5-4), respetivamente.

Em BC4, Domingos Vieira foi afastado nos oitavos de final, ao perder com Yuk Wing Leung, de Hong Kong, por 10-0, e em BC3, Armando Costa perdeu frente nos "quartos" ao sul coreano Ho-Won Jeong (5-1), depois de Luís Silva, também na categoria BC3, ter sido eliminado de manhã pela sul-coreana Ye-Jin Choi (10-1).

Pelo caminho ficou também o bicampeão paralímpico João Paulo Fernandes (BC1), derrotado no desempate pelo norueguês Roger Aandalen por o jogo ter terminado em igualdade de pontos (3-3).

«Foi no primeiro parcial que as coisas correram mal, nos momentos decisivos falhei», justificou o atleta de 28 anos, natural de Felgueira, distrito de Aveiro, no final.

Estudante no último ano do curso de Novas Tecnologias de Comunicação da Universidade de Aveiro, João Fernandes mostrou-se resignado com o resultado.

«O desporto é mesmo assim, hoje não estive ao meu nível, mas fiz o melhor que podia e sabia», frisou.

O único português que continua em prova é, assim, José Macedo, na categoria BC3, que venceu a belga Kirsten de Laender por 4-1 e que disputará na sexta-feira a presença na final, que será de certeza contra um sul-coreano pois só restam atletas desta nacionalidade em competição na categoria.

Portugal, que tem nove atletas no torneio de boccia, já conquistou em Londres uma medalha de prata em pares BC3.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.