A seleção angolana feminina de andebol começa a sua participação na 23ª edição do campeonato do mundo da categoria que arranca sexta-feira, defrontando a Espanha no próximo sábado, às 20h30, em desafio do grupo A.

A equipa angolana, liderada pelo dinamarquês Morten Soubak, campeão do mundo em 2013 no Brasil, deu início da preparação em junho com a participação em vários torneios internacionais com concentrações regulares das jogadoras pré-selecionadas.

Das dezasseis jogadoras que estão no palco da competição, seis vão marcar a sua estreia na competição, nomeadamente Vilma Tchissola, Dalva Perez, Marta Alberto, Helena Paulo, Natalia Camalandua e Manuela Paulino.

As campeãs africanas procuram melhor que o décimo sexto lugar, e manter a boa prestação deixada em 2016 nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

No mês de junho, na região de Gaia, o conjunto angolano fez dois jogos com a Noruega, tendo sido derrotado por (27-32) e (24-30) respetivamente.

Deslocou-se depois para o Japão onde perdeu com as anfitriãs por 28-30 e com a Polónia por 28-29. Já nos encontros seguintes, com as mesmas adversárias venceu o Japão e Polónia por 30-22 e 22-21, respetivamente.

Na semana passada, Angola venceu a seleção portuguesa por 24-23, enquanto que no segundo jogo perdeu por 23-30.

No último fim de semana, venceu a Tunísia por 31-14 e perdeu com a Eslovénia por 25-31 no torneio das quatro nações em Paris. Angola encerrou a sua preparação quarta-feira com uma derrota por 30-18 diante da França, palco da útima etapa de preparação.

Ao serviço da equipa angolana estão as jogadoras Cristina Branco, Albertina Cassoma, Ríssia Oliveira, Magda Cazanga, Manuela Paulino, Vilma Chissola, Natália Camalandua, Janeth dos Santos, Aznaide Carlos, Isabel Guialo, Dalva Perez, Vilma Nenganga, Helena Paulo, Juliana Machado e Iracelma Silva.

A melhor classificação de sempre de Angola foi o sétimo lugar em 2007 , em França, quando a seleção era comandada pelo angolano Jerónimo Neto.

Eis a composição dos grupos:

Grupo A: Angola, Espanha, França, Paraguai, Roménia e Eslovénia

Grupo B: Noruega, Suécia, República Checa, Hungria, Argentina e Polónia.

Grupo C: Dinamarca, Rússia, Brasil, Montenegro, Japão e Tunísia.

Grupo D: Holanda, Alemanha, Sérvia, Coreia do Sul, China e Camarões

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.