O Benfica venceu este domingo o Sporting 25-24, no dérbi referente à sexta jornada do grupo A da segunda fase da Liga portuguesa de andebol, e complicou a ambição dos bicampeões nacionais em chegarem ao 'tri'.

Apesar de continuar a depender apenas de si mesmo para revalidar o título, o Sporting está agora obrigado a vencer todos os jogos até ao fim. Por sua vez, o Benfica relançou as suas esperanças, após ter complicado esse objetivo com um desaire na receção ao FC Porto, embora tenha de vencer os seus jogos e esperar por deslizes da concorrência.

No dérbi disputado no Pavilhão n.º 2 da Luz, os 'leões' mostraram primeiro as 'garras', abrindo o marcador por Carlos Ruesga e fechando os espaços aos 'anfitriões'. No entanto, a equipa de Carlos Resende encontrou os caminhos para a baliza de Cudic em pouco tempo e nivelou a contenda.

O equilíbrio foi a nota dominante, num encontro muito disputado, mas nem sempre bem jogado. Enquanto os 'encarnados' apostavam num ataque mais planeado e organizado, o bicampeão nacional era mais rápido e objetivo a definir as suas jogadas. Se as estratégias eram algo diferentes, os resultados pouco se distinguiam e as vantagens foram sempre curtas ao longo do encontro.

Uma prova desse equilíbrio era o marcador ao intervalo, que denunciava uma vantagem de 13-12 favorável aos forasteiros, apesar da boa réplica da formação da casa.

No segundo tempo, o Benfica surgiu mais agressivo na defesa, conduzindo o Sporting a erros pouco habituais na equipa comandada por Hugo Canela. Os 'leões' permitiram a ultrapassagem no marcador, com destaque nesta fase para as prestações de Belone Moreira e João Pais, e só não perderam o rumo graças ao acerto de Pedro Valdés, que brilhou com sete golos no jogo.

Nos derradeiros cinco minutos, a reação dos 'leões' surtiu finalmente efeito, numa fase em que Manuel Gaspar já ocupava a baliza 'leonina', e colocou-se em vantagem. Quando tudo parecia encaminhar-se para o triunfo 'leonino', o Benfica voltou a 'despertar', empurrado pelo apoio do público, e sentenciou a vitória em 25-24.

Com este triunfo, o Benfica iguala o Sporting no segundo lugar, com 50 pontos, e coloca-se a dois pontos do líder FC Porto, embora 'leões' e 'dragões' tenham um jogo em atraso referente à quarta jornada, com o importantes 'clássico' entre os líderes e os bicampeões nacionais a jogar-se na próxima quarta-feira, no Dragão Caixa.