O Sporting venceu hoje o FC Porto, por 31-28, num encontro da quinta jornada do campeonato de andebol 1, disputado no Dragão Caixa, no Porto, mantendo-se assim só com triunfos na prova.

Os 'leões', bicampeões nacionais, começaram mal e o FC Porto, fazendo uso de uma defesa segura e de um ataque eficaz, alcançou rapidamente um parcial favorável de 4-0.

Os portistas pareciam embalados, mas o treinador 'leonino' pediu uma pausa e a partir daí o encontro sofreu uma mudança decisiva, favorável ao conjunto lisboeta.

A retoma foi confirmada quando Pedro Valdés empatou a 6-6, finalizando um contra-ataque, e André Gomes deitou fora um ataque com um remate precipitado, permitindo ao Sporting mais um contra-ataque e a primeira vantagem no marcador.

O equilíbrio manteve-se nos instantes seguintes, mas, gradualmente, o Sporting impôs a sua lei e foi para o intervalo a vencer por 14-13.

Moralizado pela recente vitória obtida na Rússia, frente ao Chekhovske Medvedi (23-22), para a Liga dos Campeões, o Sporting entrou forte na segunda parte, mostrando-se confiante e mais regular, ao passo que os 'dragões' acumularam erros, sobretudo no processo ofensivo.

O Sporting conquistou uma vantagem de cinco golos (21-16) e só a espaços e através de rasgos individuais de Miguel Martins e mesmo de Rui Silva é que o FC Porto deu a sensação de que poderia 'bater o pé' ao seu adversário.

À medida que o jogo caminhou para o fim, os portistas foram perdendo clarividência e o Sporting, mais seguro nas suas ações, manteve sempre o comando no marcador.

O FC Porto pagou caro a sucessão de erros cometidos durante todo o jogo, que o Sporting, sem ter feito uma grande exibição, aproveitou da melhor maneira, impondo a primeira derrota ao seu adversário na prova.

Notícia atualizada às 23h35