O Sporting venceu hoje o Benfica, por 29-22, no encontro da primeira jornada do grupo A da fase final do campeonato nacional de andebol, em que a equipa da casa mostrou ter melhor plantel e mais recursos.

No último encontro da fase regular entre ambos, que decorreu este mês, os ‘encarnados’ até venceram no Pavilhão da Luz (26-25), pondo fim a período de quase seis anos sem ganhar aos ‘rivais’ em sua casa, mas, na etapa que decide o título de campeão nacional, os visitados acabaram por se superiorizar, somando agora 40 pontos, mais três do que as ‘águias’.

O FC Porto, que recebeu e venceu também hoje o Belenenses, comanda com os mesmos 40 pontos do Sporting.

A primeira parte ficou marcada pelas constantes falhas técnicas dos dois lados, muito por culpa do aparente cansaço que apresentavam, com o primeiro golo do jogo a surgir apenas ao minuto quatro.

Mesmo sem os ausentes Ruesga, do Sporting, e Nyokas, do Benfica, o equilíbrio registou-se até perto do intervalo, no entanto, com pouca vontade e sem virtuosismo a atacar. O guardião Ristovski ia adiando males maiores com importantes defesas, porém insuficiente para deixar a equipa ‘encarnada’ em vantagem no primeiro tempo (13-9).

A vantagem conseguida permitiu ao Sporting de Hugo Canela gerir os segundos 30 minutos e até 'disparar' para um resultado mais dilatado (19-12), aos 41 minutos, perante um Benfica que não tinha as mesmas soluções nem como lutar pelos três pontos.

Carlos Resende viu os seus jogadores a procurarem chegar-se perto do adversário até final, mas os bicampeões souberam fechar bem a defesa e errar menos do que o adversário.