A seleção angolana júnior masculina de andebol perdeu na segunda-feira com a Tunísia por 23-26, com 12-18 ao intervalo, em jogo da segunda jornada do Grupo A do Mundial da categoria, que decorre na Bósnia Herzegovina desde domingo.
A derrota dos comandados de Filipe Cruz foi construída na primeira parte, já que foi o período em que Angola acreditou menos na defesa e teve pouca resposta no ataque, fatores aproveitados pelos tunisinos que em cada três ataques conseguiam marcar pelo menos duas vezes.
Depois de um início descolorido (0-2), o "sete" angolano chegou ao golo inaugural três minutos mais tarde, por Nascimento, mas nunca conseguiu empatar o resultado. O máximo que atingiu, na etapa inicial, foi 7-9, quando Adelino Pestana rompeu a defensiva tunisina e diminuiu.
A partir daí, a Tunísia segurou o jogo até ao intervalo, mantendo a margem folgada (12-18), que foi determinante no segundo tempo, pois a reação angolana "ameaçou" a dado momento a fortaleza defensiva montada pelo técnico Mohsen Matri.
Com as novas orientações baixadas pelo treinador Filipe Cruz, o combinado angolano mudou de atitude, embora tenha sido tardia. Neste período do encontro, a Tunísia ensaiou fuga no recomeço, mas só durou 50 segundos devido à pronta intervenção dos angolanos.
Apesar da melhoria, a seleção angolana caiu. Chegou a pressionar e diminuir para 23-24, depois de bela jogada de Nascimento e finalizada por Henriques Cassange, aos 26 minutos e 53 segundos. A falta de rotina e experiência competitiva, mais uma vez, foram mais evidentes, pelo que a Tunísia solicitou "desconto de tempo" para o último "assalto" certeiro.
No final, 23-26, e a Tunísia deixa Angola no "quase" e confirma a necessidade dos pupilos de Filipe Cruz terem mais intercâmbio desportivo para ganhar maturidade e experiência para futuros compromissos, já que os juniores demonstram força de vontade.
Adelino Pestana, Otiniel Pascoal e Henriques Cassange foram os melhores marcados de Angola, todos com cinco golos, seguidos por Manuel Nascimento (3), Cláudio Lopes (2) e Romé Hebo, Adilson Maneco e Agostinho Lopes, com um tento cada. O melhor da partida foi Ramzi Majdoub, com nove.
Comentários