O FC Barcelona conquistou hoje a primeira edição da Supertaça Ibérica de andebol ao vencer o FC Porto, por 32-24, na final do torneio, em Málaga, que teve ainda o Sporting na quarta posição.

Após o FC Porto ter afastado o Granollers e o FC Barcelona o Sporting nas meias-finais de sábado, a final ditou um duelo ibérico entre os campeões de Portugal e Espanha, que pendeu para o colosso catalão bicampeão europeu em título.

O FC Barcelona, do pivô internacional português Luís Frade, impôs o seu favoritismo após um equilíbrio inicial, tendo chegado ao intervalo a vencer por um 'magro' 14-10, muito por culpa da eficácia defensiva dos guarda-redes Sebastián Frandsen e Péres de Vargas.

O encontro começou sob a ‘estrelinha’ de Pedro Valdés, que marcou três dos primeiros quatro golos do FC Porto, o outro foi de Pedro Cruz, e que permitiram à formação campeã nacional alternar a liderança do marcador com os catalães até aos 6-6.

Mais eficaz na finalização e a cometer menos erros, o FC Barcelona, com um golo de Luís Frade, passou para a frente do marcador definitivamente aos 7-6 e aumentou pela primeira vez para a vantagem de dois pelo sueco Jonathan Carlsbogard aos 8-6.

A formação espanhola dilatou a diferença para três golos à passagem dos 10-7 e aumentou para quatro aos 13-9, com um golo do francês Dika Mem, e apesar da reação dos ‘dragões’, atingiu o intervalo a vencer por 14-10.

No início da segunda parte, que começou com um golo de Ludovic Fàbregas (15-10), o FC Porto meteu um parcial de 3-0, com golos de Víctor Iturriza, Leonel Fernandes e Fábio Magalhães, e reduziu a diferença para apenas dois golos aos 15-13.

A reação dos ‘dragões’ sofreu um ‘apagão’ aos 17-15, altura em que os catalães meteram um parcial de 4-0, que elevou a diferença para seis golos de vantagem (21-15), que se revelou um obstáculo intransponível de superar até ao final do jogo.

A formação portista, que sofreu ainda a contrariedade da lesão de Jakob Mikkelsen, quando o marcador estava em 29-20, sentiu sempre dificuldades em contrariar o ascendente dos catalães, que com o aproximar do fim do jogo consolidaram o triunfo em 32-24.

Pedro Valdês, com seis golos, foi o jogador do FC Porto em destaque na concretização, enquanto na formação do FC Barcelona esse papel pertenceu ao internacional francês Dika Mem, com oito remates certeiros.

A superfavorita formação do FC Barcelona acabou por erguer o primeiro troféu da Supertaça Ibérica, prova promovida pelas federações dos dois países e que no próximo ano deverá decorrer em Portugal.