Portugal estreou-se, esta quarta-feira, com uma vitória, por 37-32, frente à Noruega no Grupo II da main round do Europeu'2024 de andebol.

A equipa lusa somou os primeiros pontos num jogo complicado frente à seleção que terminou o último europeu na quinta posição, tendo vencido a medalha de bronze no Euro'2020, depois do quarto lugar em 2016 e de prata nos Mundiais de 2017 e 2019.

A equipa portuguesa foi a primeira a marcar no encontro por Salvador Salvador, contudo, foram os noruegueses quem assumiram a liderança durante grande parte do primeiro tempo.

Aos 20 minutos do encontro, a seleção portuguesa perdia por 13-11, mas foi aí que com uma exibição defensiva quase irrepreensível que Portugal conseguiu fazer a reviravolta no marcador. Três minutos depois, Portela devolveu a liderança na partida ao apontar o 13-14.

As equipas recolheram aos balneários com a seleção das quintas a vencer por 15-18.

Na segunda parte, a Noruega conseguiu diminuir a vantagem portuguesa, para um golo (18-19) logo nos primeiros minutos. Embora a distância fosse mais curta, a seleção nacional não permitia o empate da equipa norueguesa.

A quatro minutos do fim, Leonel Fernandes conseguiu recuperar a bola e numa jogada de muita persistência, conseguiu e fazer o 34-31, restabelecendo a vantagem de dois golos no marcador.

Depois de Portugal fazer o 35-32, Gustavo Capdeville conseguiu defender o ataque norueguês e começava a cheirar a vitória portuguesa na Alemanha.

Gilberto fechou as contas da vitória portuguesa ao fazer o 37-32, em cima do apito final. Pedro Portela foi eleito o melhor do encontro, no dia em que realizou 454 golos ao serviço dos heróis do mar.