A fase regular do Campeonato Fidelidade Andebol 1 chega esta quarta-feira ao fim, com a realização da 22ª e última jornada. Desde 6 de Setembro de 2014, dia da realização da primeira jornada, até ao próximo dia 25 de Fevereiro, passaram mais de cinco meses onde 12 equipas lutaram por cumprir os seus objectivos.

Ao entrar na reta final, a esmagadora maioria das formações já tem o seu destino traçado, no que respeita à distribuição pelos grupos A e B na fase final. Em jogo está apenas a definição dos quarto e quinto postos, a ocupar por Águas Santas ou Madeira SAD, e - mais importante - quem será o oitavo classificado.

Há três equipas na corrida, sendo que, à entrada da última jornada o Passos Manuel vai na frente da corrida (37 pontos), logo seguido de Maia ISMAI (36) e Delta Belenenses (36). O Passos Manuel joga em casa, frente ao Madeira SAD e só depende dele. Delta Belenenses e Maia ISMAI jogam entre si, no Restelo, e os maiatos ainda podem chegar ao oitavo posto, se vencerem o Delta Belenenses e o Passos Manuel tropeçar em casa.

Fortes motivos de interesse que quase ofuscam a realização do "clássico" que, na Luz, coloca frente a frente o S.L. Benfica e o F.C. Porto.

Recorde-se que, a uma jornada do final, a classificação está assim ordenada: 1.º FC Porto (61 pts.); 2.º Sporting CP (55); 3.º ABC/UMinho (54); 4.º SL Benfica (51) (nota - estas equipas já têm a sua classificação na fase regular definida); 5.º Águas Santas (43); 6.º Madeira SAD (42); (estas duas equipas ainda podem, matematicamente, 'trocar' de posição); 7.º Sporting da Horta (40 pts.) - classificação que não se alterará na última jornada; e depois seguem-se três equipas que vão disputar, na última ronda, a última vaga no grupo A: Passos Manuel (37); Maia ISMAI (36) e Delta Belenenses (36). Ginásio de Santo Tirso (25) e Xico Andebol (24) decidirão e ocuparão os dois últimos lugares da classificação.