O Campeonato Fidelidade Andebol 1 entrou na fase terminal da sua fase regular com a disputa de todos os jogos da 17.ª jornada - a primeira de quatro jornadas em 11 dias. As quatro equipas que se preparam para ocupar os quatro primeiros lugares da tabela, FC Porto, Liberty Seguros ABC/UMinho, Sporting CP e SL Benfica venceram os respectivos adversários desta jornada.

No Pav. Flávio Sá Leite, a equipa da casa adiantou-se primeiro no marcador e ganhava 3-1 aos 5 minutos, mas o Xico Andebol voltou a equilibrar o resultado e chegou mesmo a assumir a liderança do marcador (6-7) a meio da primeira parte, com um golo de Luis Sarmento. O jogo seguiu equilibrado, com golos nos dois lados e, a cinco minutos do intervalo, o Liberty Seguros ABC/UMInho voltou a passar para a frente do marcador e foi para intervalo a ganhar por 15-13. Na segunda parte, a equipa bracarense já não facilitou e assumiu definitivamente o comando do marcador. Aos 35 minutos, os pupilos de Carlos Resende já ganhavam por 20-15. Com dificuldades em acompanhar o ritmo imposto pelo Liberty Seguros ABC/UMInho, o Xico Andebol já não conseguiu recuperar e perdeu, por 33-28.

No Funchal, o Madeira Sad entrou melhor no jogo, mas o Ginásio St. Tirso deu a volta ao marcador e esteve na frente aos 8 minutos (4-5). A recuperação madeirense foi imediata e a equipa de Paulo Fidalgo impôs o ritmo de jogo e liderou o marcador até aos 29 minutos, altura em que o GC Sto Tirso voltou a igualar a partida (15-15), resultado com que as duas equipas foram para intervalo. A equipa da casa voltou a assumir a liderança do marcador, logo no início da segunda parte e causou muitas dificuldades ao ataque do Sto Tirso que, a meio da segunda parte, só conseguiu marcar 3 golos. O desnível entre as duas equipas evidenciou-se com o decorrer do jogo e o Madeira Sad venceu por 32-24 e confirmou o favoritismo na recepção ao Sto Tirso.

O Sporting CP entrou muito rápido, como é característico da equipa leonina e, aos sete minutos, ganhava por 5-1 ao Águas Santas-Milaneza, o que levou Paulo Faria a pedir o primeiro "time-out". A defesa leonina era uma dificuldade maior para o Águas Santas-Milaneza, que tentava recuperar, mas o Sporting CP, com rapidez e eficácia, seguiu na frente. Depois do "time-out" solicitado por Frederico Santos, a equipa da casa recuperou até aos dois golos de diferença (8-10), mas o Sporting CP continuou rápido e eficaz e saiu para intervalo a ganhar 17-13. Na segunda parte, já com Ricardo Candeias no lugar de Ricardo Correia, na baliza do Sporting, o jogo recomeçou equilibrado e com o Águas Santas-Milaneza a recuperar, no marcador e com o guarda-redes João Moniz com uma boa prestação na baliza. Aos 46 minutos, o Sporting CP mantinha-se na frente (22-20) e Candeias evitou que o Águas Santas-Milaneza reduzisse até à diferença mínima. Novo time-out para a equipa lisboeta, que, nos minutos seguintes, fez um parcial de 5-0 e, a sete minutos do fim, ganhava 28-21. Até ao final, o Águas Santas-Milaneza já não conseguiu recuperar e o Sporting CP ganhou por 33-23.

Como se esperava, o FC Porto entrou a ganhar, na Maia (2-5), mas o Maia-Ismai conseguiu equilibrar a partida e, aos 13 minutos, o FC Porto estava a perder 6-5. Uma sucessão de igualdades marcaram os minutos seguintes e só aos 22 minutos a é que a formação portista voltou a sair em vantagem que segurou até ao intervalo, altura em que ganhava por 11-13. O Maia-Ismai já não conseguiu voltar a equilibrar a partida, já que o FC Porto, no segundo tempo, acertou as falhas iniciais e assumiu o controlo do jogo. Pouco a pouco, o resultado no marcador foi-se dilatando a favor do Porto, que confirmou o favoritismo e venceu por 22-28.

O Delta Belenenses deu mais um passo no caminho para no play-off, depois de ter vencido em casa, esta noite, o vizinho Passos Manuel, por 28-26, num jogo em que a equipa da casa acabou por estar sempre na frente do marcador. Ao intervalo, só um golo separava as duas equipas de Lisboa, mas o Delta Belenenses chegou a ter quatro golos de vantagem (12-8). Na segunda parte, a equipa do Restelo entrou a distanciar-se no marcador (22-15 aos 43 minutos) e geriu a vantagem até ao apito final. O Passos Manuel recuperou e reduziu até aos dois golos de diferença, mas não evitou a derrota, por 28-26.

O SL Benfica confirmou o favoritismo na deslocação à Horta. A formação da Luz esteve na frente do marcador desde o início do jogo e, ao intervalo, ganhava por 12-16. As duas equipas mantiveram-se ao mesmo nível, no segundo tempo e, a quinze minutos do fim, o Benfica tinha seis golos de vantagem (17-23). Com um parcial de 3-0, o Sp.Horta reduziu para 20-23; a seis minutos do fim, o Sp. Horta aproximou-se ainda mais no marcador (24-26) mas o SL Benfica segurou a vantagem até ao apito final e ganhou por 25-27.

O Campeonato Fidelidade Andebol 1 prossegue já na próxima terça (FC Porto - Madeira Sad) e quarta-feira, com a 18ª jornada.