O FC Porto viu-se este sábado derrotado por 30-25 no pavilhão dos polacos do VIVE Kielce, em partida da 12.ª jornada do Grupo B da Liga dos Campeões de Andebol. O resultado, ainda assim, não tira os 'dragões' das posições de apuramento para os oitavos de final da prova.
Fábio Magalhães e Miguel Martins, com cinco golos cada, foram os mais inconformados do lado do conjunto português.
O FC Porto entrou bem no jogo, com três golos de André Gomes (3-0), mas a vantagem, que durou até aos 5-2, foi diluída pelos polacos, que chegaram ao empate aos 5-5, com um parcial também de três golos, e passaram para a frente aos 7-6.
A partida passou por um período de supremacia defensiva, em que o guarda-redes Andres Wolff esteve em evidência na baliza do Kielce, sendo este o principal motivo pelo FC Porto ter estado cerca de oito minutos sem marcar.
O pivot Daymaro Salina descobriu o caminho para o golo e colocou fim ao jejum aos 7-7, com o encontro a passar depois por um período de equilíbrio e de sucessivas igualdades no marcador, que chegou ao intervalo a acusar um empate a 12-12.
Um ‘apagão’ generalizado nas várias ações de jogo por parte da formação portista no início da segunda parte permitiu ao Kielce ‘descolar’ para uma vantagem de quatro golos, aos 17-13, concretizando um parcial de cinco marcados e apenas um sofrido.
O FC Porto ainda procurou reagir à desvantagem, com golos de Daymaro Salina e André Gomes, que reduziram a diferença para 17-15, mas a formação polaca voltou a abrir a vantagem com um parcial de quatro golos consecutivos (21-15).
Três golos de Diogo Branquinho e dois de Fábio Magalhães permitiram um parcial de 5-2 favorável aos ‘dragões’, que reduziram para uma desvantagem de três, aos 23-20, mas o Kielce voltou a afastar-se com golos de Dovichebaeva Dujshebaev, o melhor marcador do encontro, com sete.
O conjunto 'azul e branco' ocupa, para já, o quinto lugar, sendo que seguem em frente os primeiros seis classificados. A formação polaca, por seu lado, é terceira classificada.
Na próxima jornada, o FC Porto vai receber o Vardar, sexto da tabela, num encontro em que poderá selar desde logo a passagem à fase seguinte da competição.
Comentários