França e Espanha, no Grupo I, e Suécia, no II, garantiram hoje a qualificação para os quartos de final do Mundial de andebol, para os quais Portugal, após a vitória sobre Cabo Verde, continua na luta.

A seleção portuguesa venceu Cabo Verde, por 35-23, sob o olhar atento do primeiro-ministro António Costa, presente na bancada da Scandinavium Arena, em Gotemburgo, e vai lutar pela qualificação no derradeiro jogo com a coanfitriã Suécia.

Para segurar a segunda posição do Grupo II, caso as seleções da Islândia e da Hungria vençam os derradeiros jogos, com Brasil e Cabo Verde, respetivamente, Portugal, que tem vantagem no desempate a três, terá pelo menos de pontuar com a Suécia.

O ponta António Areia, com nove golos e uma eficácia de 90 por cento, foi considerado o ‘homem do jogo’, após votação realizada online pelos espetadores presentes no pavilhão, e recebeu o cartaz da distinção das mãos de António Costa.

A campeã europeia Suécia venceu por 35-30 a Islândia e segue invicta na liderança do Grupo II, com oito pontos, que lhe confere o apuramento para os quartos de final, quando lhe falta ainda defrontar no domingo Portugal, segundo, com cinco.

A Hungria, orientada pelo treinador do Benfica Chema Rodriguez, quase deixou escapar a vitória frente ao Brasil, que operou duas reviravoltas no marcador, mas com um triunfo por 28-25 conquistou os dois pontos e encostou à Islândia, terceira, com quatro, no quarto lugar, ainda com aspirações.

Mais uma vez, o guarda-redes magiar Roland Mikler, com uma defesa crucial nos últimos minutos, foi decisivo para o desenrolar do resultado, que acabou com todas as possibilidades de uma surpresa do Brasil, quinto com três pontos.

A seleção de Cabo Verde, constituída maioritariamente por jogadores a atuar em Portugal, que chegou à fase principal com uma vitória histórica – a primeira num Mundial - sobre o Uruguai (33-25), e que lhe valeu a terceira posição do Grupo C, ocupa o sexto e último lugar do Grupo II, ainda sem qualquer ponto.

No Grupo I, a decorrer na Tauron Arena, em Cracóvia, na Polónia, a campeã olímpica França, com uma vitória por 41-29 sobre o Irão, e a Espanha (3.ª no Mundial de 2021 e 2.ª no Euro2022), com um triunfo por 31-26 sobre a Eslovénia, asseguraram a qualificação para os quartos de final.

Na derradeira jornada da ‘main round’, a decorrer no domingo, que antecede a fase a eliminar, as duas seleções, que seguem invictas na prova, com cinco vitórias nos cinco encontros disputados, decidem entre si as duas posições cimeiras do Grupo I.

A coanfitriã Polónia, do sportinguista Patryk Walczak, que já não tinha qualquer hipótese de se qualificar para os quartos de final, venceu por 27-20 o Montenegro, conquistando os dois primeiros pontos na fase final, e despede-se no domingo do seu público frente ao Irão, último posicionado.

Na Taça Presidente, a decorrer em Plock, na Polónia, para definir a classificação entre o 25.º e o 32.º lugares, a Coreia do Sul, orientada pelo ex-selecionador nacional Rolando Freitas, somou a segunda vitória ao impor-se por 34-23 no dérbi asiático com a Arábia Saudita.

Este encontro foi dirigido pela dupla de árbitros portuguesa constituída por Duarte Santos e Ricardo Fonseca.

Para a mesma prova, no dérbi sul-americano, o Chile venceu por 34-24 o Uruguai, passando a somar, tal como a Coreia do Sul, quatro pontos ao fim de dois jogos. Chile e Arábia Saudita ainda não somaram qualquer ponto.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.