A formação masculina do Kabuscorp do Palanca garantiu quarta-feira o apuramento para a final do Campeonato Angolano de Juniores de Andebol, ao derrotar o Ferroviário de Luanda, por 31-25, num jogo das meias-finais disputado no Pavilhão Matrindindi.
Na outra meia-final, frente aos Amigos do Andebol do Lobito (AAL), o Inter de Benguela acabou por perder, por 35-33, num dérbi benguelense emotivo do primeiro ao último minuto e, tal como o Ferroviário, ficou arredada da disputa da final.
Curiosamente, Kabuscorp e Amigos do Lobito nunca se defrontaram numa final do campeonato de andebol. Por isso, sexta-feira, as duas equipas vão protagonizar um duelo inédito no campeonato, quando tiverem que medir forças.
Do ponto de vista teórico, o Kabuscorp converteu-se num dos favoritos à conquista do troféu, depois de ter afastado, nos quartos-de-final, o atual campeão angolano, o Sporting de Luanda (29-28), o que ilustra bem o poderio da equipa.
Mas a turma lobitanga tem a seu favor um leque de jogadores determinados dentro de campo e com ambições de chegarem também ao cetro, por isso, o embate pode ser uma caixinha de surpresas.
Em feminino, as equipas do 1º de Agosto e Petro de Luanda carimbaram a passagem para a final, após vencerem os respetivos jogos. A formação rubro-negra eliminou nas “meias” a Casa Pessoal do Porto do Lobito, por 34-16, enquanto as petrolíferas ganharam ao Atlético Sport Aviação (ASA), por 33-22.
Essas equipas já se conhecem, o que faz antever uma final escaldante sob olhares atentos dos aficionados pelo andebol na arena do Pavilhão Matrindindi. Ainda assim, o 1º de Agosto e o Petro dividem o favoritismo para conquistar a competição.
Por outro lado, nos jogos das classificativas do 5º ao 6º lugar, a equipa masculina do Sporting de Luanda venceu o Renascimento do Uige, por 27-23, ao passo que as “pérolas” do Kabuscorp, campeã da época passada, superaram o Nacional de Benguela, por 26-21.
Comentários