A seleção norueguesa de andebol apurou-se hoje para Paris2024 ao vencer a Hungria 29-25, num triunfo por quatro golos que beneficia Portugal, que ficou a um empate de também marcar presença nos Jogos Olímpicos.

Em torneio de qualificação que decorre em Tatabánya, na Hungria, a Noruega assegurou desde já a presença em Paris, depois dos triunfos na quinta-feira sobre Portugal (32-29) e hoje sobre a Hungria, pelo que a outra vaga em jogo neste grupo vai ser decidida no domingo entre a equipa anfitriã e a seleção lusa.

Apesar de as duas seleções se apresentarem com a mesma diferença de golos, mais cinco cada, Portugal leva vantagem no desempate, por contar mais golos marcados (66 contra 58), pelo que, em caso de empate no jogo, serão os portugueses a seguir em frente.

O selecionador português Paulo Jorge Pereira já reagiu ao resultado verificado entre Noruega e Hungria e desvalorizou a vantagem em relação a um eventual empate.

"Não muda nada, ninguém joga para empatar. Nós vamos jogar para ganhar, vamos planificar o jogo da mesma maneira como estávamos a pensar. Nós sabíamos que íamos precisar de ganhar à Hungria no fim, os astros tinham de estar muito alinhados para chegarmos ao fim e não termos de ganhar à Hungria. Plano igual, até agora tem corrido tudo bem, só não conseguimos ganhar a uma seleção, que é a Noruega, das melhores do mundo", afirmou, em declarações prestadas à assessoria de imprensa da Federação portuguesa.

O técnico luso diz que a equipa está preparada para jogar para a vitória no domingo e tentar repetir o feito da qualificação anterior, quando se apurou para Tóquio2020.

"Já o fizemos em França, em 2021, embora o contexto fosse um bocadinho diferente, porque a França não tinha de ganhar, mas agora a Hungria tem de ganhar. Vai ser um jogo interessante para todos, oxalá consigamos atingir o objetivo e tudo vamos fazer por isso", concluiu.

Disputadas duas jornadas, o grupo 3 do Torneio de Qualificação Olímpico é liderado pela Noruega, com quatro pontos e já apurada, sendo seguida por Portugal, segundo, e Hungria, terceira, ambos com dois pontos, enquanto a Tunísia é última, sem qualquer ponto e já eliminada.