Suécia, Kuwait e Áustria são os adversários de Portugal na ronda preliminar da fase final do Campeonato do Mundo de andebol de sub-19, ditou hoje o sorteio, realizado no Cairo.

O torneio terá lugar entre 06 e 17 de agosto, no Egito, com a participação de 32 seleções, pela segunda vez na história da modalidade, após a estreia do formato na edição Croácia2023.

Estão qualificadas 17 equipas europeias, cinco africanas, cinco asiáticas, três da Confederação da América do Sul e Central, uma da Confederação de Andebol do Norte e das Caraíbas e uma a determinar, por desistência do México.

Os jogos decorrerão no Cairo e na New Capital, com Portugal, orientado por Nuno Santos, a integrar o Grupo A e a procurar melhorar o sexto lugar de há dois anos.

O anfitrião Egito irá jogar com Japão, República da Coreia e Bahrein, tendo sido o país organizador a escolher o grupo no qual irá participar, o G.

A campeã em título, Espanha, terá uma missão difícil, ao disputar a 'poule' C, com as europeias Sérvia e Croácia, medalha de bronze em 2023, e, ainda, Argélia.

A Dinamarca, vice-campeã, vai competir no agrupamento H, juntamente com Tunísia, República Checa e Estados Unidos da América.

No Grupo F, as duas seleções europeias, Noruega e França, irão enfrentar a Argentina e esperam por uma equipa 'suplente', uma vez que um dos lugares reservado à Confederação de Andebol da América do Norte e das Caraíbas está desocupado, devido à desistência do México - a federação internacional da modalidade está atualmente a procurar uma nação substituta.

Três seleções europeias - Alemanha, Eslovénia e Ilhas Faroé - vão defrontar-se no Grupo E, juntamente com o Uruguai. Na 'poule' D, estarão Islândia, Brasil, Guiné e Arábia Saudita.

O Grupo B contará com a presença de Hungria, Suíça, Marrocos e Kosovo.