Portugal e Espanha pretendem organizar em conjunto o Euro2028 de andebol, pelo que enviaram à Federação Europeia de Andebol (EHF) uma pré-candidatura para o efeito.

“É o culminar de um percurso de trabalho e ambição. Trabalho de muitos anos em que vimos o andebol crescer em Portugal e de ambição em querer fazer sempre melhor. É apenas de uma manifestação de interesse, mas quando entramos num projeto é para o conquistar e com toda a comunidade do andebol. Será um trabalho de equipa para o qual contamos com o apoio e participação de todos”, disse o presidente da federação, Miguel Laranjeiro.

Ao todo, 14 federações manifestaram interesse em receber os europeus masculino e feminino, tanto de 2026 como de 2028.

“Estes números provam mais uma vez que este evento continua a ser o evento mais procurado pelas equipas nacionais no nosso desporto e mostra que o desenvolvimento do andebol continua a crescer”, congratulou-se o presidente da EHF, Michael Wiederer.

Até 01 de novembro, os candidatos recebem os formulários e documentos que devem enviar até 01 de maio de 2021, sendo que a elegibilidade dos mesmos será aprovada até junho, quando começa um processo de avaliação e inspeções, até setembro.

A atribuição dos Europeus de 2026 e 2028 terá lugar numa conferência extraordinária EHF em novembro para coincidir com o aniversário dos 30 anos do organismo.

O Euro2020 de andebol masculino, realizado em janeiro na Áustria, Noruega e Suécia, contou com o número recorde de 500 mil espetadores nas bancadas, além dos milhões que assistiram pelas televisões.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.