A seleção portuguesa masculina de andebol de sub-19 vai disputar a primeira fase do Mundial2019 integrada no grupo D, juntamente com as congéneres de Islândia, Alemanha, Sérvia, Tunísia e Brasil, ditou o sorteio hoje realizado.

O selecionador de Portugal, Carlos Martingo, considerou que o grupo é forte, mas assumiu a vontade de passar aos oitavos de final da competição, que se disputa entre 06 e 18 de agosto, na Macedónia do Norte.

“Estando no pote seis, já era previsível que apanhássemos um grupo forte”, disse o selecionador em declarações divulgadas pela Federação de Andebol de Portugal, acrescentando: “De qualquer maneira, as expectativas de passar aos oitavos de final são boas”.

De acordo com o calendário provisório da prova, Portugal estreia-se na competição no dia 06 de agosto, frente à Alemanha, seguindo-se a Sérvia, Islândia, Tunísia e, por fim, o Brasil.

A competição, na qual a França defende o título conquistado em 2015, junta 24 seleções, tendo Portugal garantido um lugar, via ranking, depois das desistências da Austrália e da Nova Zelândia.

Os quatro primeiros classificados de cada grupo apuram-se para os oitavos de final, fase na qual as equipas do grupo A cruzam com as equipas do B, enquanto as do grupo C jogarão com as da ‘poule’ D.

Composição dos grupos:

- Grupo A: Croácia, Espanha, Eslovénia, Noruega, Chile e Arábia Saudita.

- Grupo B: Suécia, França, Hungria, Egito, Taipé e Canadá.

- Grupo C: Dinamarca, Bahrein, Macedónia do Norte, Japão, Argentina e Nigéria.

- Grupo D: Islândia, Alemanha, Sérvia, Tunísia, Brasil e Portugal.