A seleção feminina de andebol prepara a segunda fase de qualificação para o Mundial de 2021. A formação portuguesa vai estar em estágio entre 15 a 19 de março em Rio Maior, onde o selecionador Ulisses Pereira vai afinar a estratégia para atacar a derradeira etapa do apuramento ao Mundial, depois de ter sido anulado o torneio de apuramento aos playoffs. Portugal procura fazer história e estar pela primeira vez num mundial de andebol a nível feminino.

Em declarações ao site da Federação de Andebol de Portugal, Ulisses Pereira

"Este estágio para nós é de vital importância para prepararmos os playoffs de apuramento para o Mundial que vamos disputar em abril. O nosso grupo preferia estar a jogar o torneio de apuramento para esses playoffs que estava marcado para esta semana do estágio, em que iríamos defrontar a Turquia e a Finlândia porque estávamos todos plenamente confiantes que obteríamos um dos dois lugares que dariam acesso a esse playoff. Uma vez que ficámos automaticamente apurados, há que aproveitar esta semana para podermos treinar com vista a essa importante competição", sublinhou o selecionador nacional de andebol feminino.

Ulisses Pereira destacou ainda a importância de vencer o primeiro adversário (só será conhecido no sorteio de 22 de março) para fazer história para o andebol português.

"Devido à pandemia, têm sido muito poucas as oportunidades para treinar, pelo que este estágio em Rio Maior é uma excelente oportunidade. Sabemos que estamos a dois jogos de alcançar o apuramento para um Campeonato do Mundo, algo que nunca foi conseguido no andebol feminino português. Ainda não conhecemos o adversário pelo que este estágio será focado mais nos nossos processos do que na preparação específica dos jogos que vamos ter", comentou.

Sobre a lista de convocadas, o selecionador nacional lamentou não poder contar com todas as atletas.

"Infelizmente, neste estágio não vamos poder contar com as atletas que estão a jogar na Alemanha [Mariana Lopes, Isabel Góis, Maria Pereira e Anaís Gouveia] devido ao contexto pandémico em que vivemos. Por lesão, também ficam fora da convocatória a Patrícia Rodrigues e a Joana Resende, sendo que a Diana Oliveira também está ausente por questões profissionais. De qualquer das formas, as atletas estão muito motivadas para este último estágio antes daquele que será o grande desafio deste grupo e para o qual nos temos preparado nos últimos anos: lutar por um lugar numa grande competição", sublinhou.

Atletas convocadas

Andreia Costa, guarda-redes, Alavarium

Jéssica Ferreira, guarda-redes, Clermont Auvergne (Fra)

Diana Roque, guarda-redes, SIR 1.º de Maio/ADA CJB

Carolina Monteiro, ponta-esquerda, Alavarium

Carolina Gomes, ponta-esquerda, Benfica

Cláudia Correia, lateral-esquerda, Benfica

Ana Carolina Silva, lateral-esquerda, Alavarium

Mónica Soares, lateral-esquerda, BM Porriño (Esp)

Sandra Santiago, lateral-esquerda, Atletic Guardés (Esp)

Soraia Fernandes, pivô, Alavarium

Juceleyde Cabral, pivô, Alavarium

Bebiana Sabino, pivô, Colégio de Gaia

Adriana Lage, pivô, Benfica

Beatriz Sousa, lateral-direita, Clermont Auvergne (Fra)

Leonor Gonçalves, ponta-direita, Alpendorada