A seleção portuguesa feminina de andebol terminou hoje a sua participação no Carpathian Trophy 2023, ao perder em Bistrita, na Roménia, frente à seleção suíça, por 34-32.

Portugal despede-se do quadrangular que a Roménia organizou só com derrotas, depois de já ter perdido com a Áustria, por 32-20, e com a seleção anfitriã, por 32-22.

Ao terceiro jogo, as lusas melhoraram consideravelmente e bateram-se bastante bem com as adversárias, procurando na segunda parte recuperar de uma desvantagem 'estreita', que se situava em 17-14 ao intervalo.

As comandadas de José António Silva entraram no Teleplast Arena, de Bistrita, determinadas a melhorarem a imagem deixada nos dois jogos anteriores e conseguiram-no, chegando a liderar o marcador em algumas fases do primeiro tempo.

Patrícia Rodrigues, abriu o marcador, na conversão de um livre de 7 metros, após o que o conjunto suíço empatou o encontro.

Joana Resende voltou a colocar Portugal no comando (2-1), para de seguida as suíças empatarem de novo, num golo da marca de cástigo máximo, e chegarem uma vantagem de dois golos, aos 10 minutos.

A ponta esquerda Isabel Góis ainda levou as lusas para nova liderança a 7-5, no que foi a última vez que Portugal esteve na frente do marcador.

Até ao 9-9 o jogo continuou muito repartido, após o que as helvéticas 'cavaram' a vantagem até aos 14-10, com 17-14 no momento da ida para intervalo.

Na segunda metade, Portugal entrou bem determinado, o que se traduziu em três golos seguidos e que levou o marcador a uma igualdade a 17.

Seguiu-se uma fase de empates sucessivos até que a Suíça conseguiu um parcial de 4-0, a elevar o marcador para 24-20, a meio do segundo tempo.

As portuguesas não conseguiram aproximar-se muito mais no marcador, ficando a três golos e, no fim, a dois, com as helvéticas sempre no controlo da partida.

Nádia Rodrigues (oito golos) e Patrícia Rodrigues (sete) foram as jogadoras em destaque na seleção portuguesa.

A presença lusa na Roménia inseriu-se na preparação da fase de qualificação para o Euro2024, em que Portugal realizou já cinco dos seis jogos - além das derrotas em Bistrita, foi derrotado pelos Países Baixos (38-27) e pela República Checa (30-26).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.