O antigo presidente do Comité Olímpico Angolano Rogério Silva destacou a realização do terceiro Encontro Nacional de andebol e defendeu a disputa de zonais antes da principal competição.

Falando à margem do encontro nacional de andebol, que teve lugar entre sexta-feira e sábado, em Luanda, o ex-dirigente desportivo reafirmou a necessidade de outras federações fazerem programas para que haja novos inputs em diversos aspectos, como os moldes de disputa e outros.

«Sob ponto de vista desportivo e propagação da modalidade, os campeonatos em zonais seria uma boa opção, porque vai pôr em contacto muitas equipas e esses contactos inter-regionais, inter-provinciais, por causa mesmo de rivalidades entre as províncias, promove maior competição», disse à Angop Rogério Silva.

Apesar do apoio a esta perspectiva que deverá vigorar em futuras provas, com ensaio em iniciados e juvenis, o responsável realçou que isso permitiria melhor preparação das equipas participantes antes dos nacionais.

«Nesse ponto de vista (desportivo), parece-me bastante bom e também vai pôr em atividade, dar muito mais horas de competição a muitos mais jogadores e técnicos», realçou.

Rogério Silva apontou que se de um lado é bom, por outro pode ser impeditivo e explicou: «as minhas reservas são (...) será que há capacidade financeira para gerir esse maior volume de competição? Infelizmente, temos muitos clubes sem capacidade financeira para custear ou aguentar um circuito tão grande para chegar à competição nacional».

Baseando-se em experiências enquanto presidente da Federação Angolana de Xadrez, sublinhou o projecto resultou e sempre defendeu a disputa de provas zonais.

«Isso pode ser um handicap, que pode reduzir em muito a real possibilidade de se fazer disputar nessa via, Mas os agentes do andebol conhecem melhor a capacidade e felizmente, até onde sei, a federação de andebol já consegue patrocínios, o que pode ser bom», acrescentou.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.