O selecionador nacional, José António Silva, falou após o apuramento da seleção portuguesa feminina de andebol para a fase final do Europeu de 2024, apesar da derrota por 25-22 com a República Checa, em Plzen.

“Espero que signifique um incremento grande para o nosso andebol. Estas jogadoras e outras que fazem parte deste lote, e outras que todos os dias dão o seu melhor para jogar a modalidade que amam e jogar ao mais alto nível de preferência, merecem que todos nós façamos esforço enorme para lhes criar melhores condições para elas continuarem a evoluir", começou por dizer.

"Espero que esta qualificação seja de facto um momento marcante na evolução do andebol feminino em Portugal. E, portanto, tem que merecer o esforço, o empenhamento delas, o compromisso delas, destas que aqui estão e de outras, tem que merecer um tratamento recíproco e nós temos que dar o máximo para as defender e para as ajudar", prosseguiu.

"Portugal tem que para ir para lá para aprender, para melhorar o seu jogo, para melhorar a sua eficácia. Mas antes de pensarmos no Europeu, temos que pensar em toda a preparação: nós temos que melhorar as nossas atletas do ponto de vista técnico, físico, também, claro, do ponto de vista da tática e da estratégia, mas fundamentalmente nos dois primeiros fatores, e temos estes meses para fazer investimento forte. Eu sei que elas que vão responder a esse desafio. Agora, nós todos, clubes, federação, treinadores, todos nós temos que responder àquilo que são os naturais anseios que elas vão certamente demonstrar”, terminou.

Quem também falou foi a capitã, Bebiana Sabino.

“Acho que ainda não estou em mim, era um sonho e é público que eu jogo porque era isto que me faltava: um apuramento para o Campeonato da Europa. Finalmente conseguimos e agora vamos trabalhar para representar bem Portugal no Euro e que isso não seja somente esporádico, mas que seja o início de grande marco para o andebol feminino português", referiu.

Este apuramento não é exclusivamente destas 18 jogadoras que estão aqui, é de jogadoras que também fazem parte deste grupo, jogadoras que ao longo de todo este percurso, nos últimos 16 anos, também lutaram e trabalharam imenso por conseguir isto. E finalmente conseguimos, e eu estou aqui a representar-vos a todas vocês com muito orgulho”, concluiu.

Portugal garantiu o apuramento para a fase final do Europeu, que vai decorrer na Áustria, Hungria e Suíça, entre 28 de novembro e 15 de dezembro deste ano, repetindo o feito de 2008.

Portugal terminou o grupo no terceiro lugar, com quatro pontos, atrás dos Países Baixos, com 12, e República Checa, com oito, que se apuraram diretamente, e beneficiou do facto de ser um dos quatro melhores terceiros para também ‘carimbar’ a presença no Europeu.