FC Porto, Benfica, Sporting e Águas Santas disputam este fim de semana a “final four” da Taça de Portugal de andebol, troféu talhado historicamente para os “leões”, que na última época venceram na final os “dragões”.

O Sporting, terceiro classificado do campeonato atrás do pentacampeão nacional FC Porto e do Benfica e à frente do Águas Santas, é o clube que soma mais triunfos na Taça de Portugal, tendo erguido o troféu por 13 vezes, em 22 presenças na final.

A “final four” da Taça opõe este ano os quatro primeiros classificados do campeonato e ditou nas meias-finais de Tavira um “duelo” a sul entre o Sporting e o Benfica e outro a norte entre Águas Santas e FC Porto.

Finalista na edição de 2011/12 e pelo terceiro ano consecutivo a disputar a “final four” em Tavira, o pentacampeão FC Porto pretende fechar a época com "chave de ouro" e somar ao título nacional a sua primeira “dobradinha”.

O FC Porto disputou 17 finais da Taça de Portugal, tendo conseguido erguer o troféu por sete vezes, a última das quais em 2006/07, mas nunca venceu a prova numa época em que tenha sido campeão.

No percurso para a “final four” algarvia, o FC Porto, que protagonizou esta temporada um aceso despique na luta pelo título com o Benfica, deixou pelo caminho o CDE Camões (27-19), na primeira ronda, o ISMAI (36-31), nos oitavos de final, e o ABC (28-20), nos “quartos”.

O “dragão” Pedro Spínola garantiu que os festejos do título de campeão nacional de andebol já acabaram e que os jogadores estão concentrados na Taça de Portugal e empenhados em fazer a inédita "dobradinha".

Considerando que em Tavira estão as melhores equipas da atualidade, o jogador diz que o objetivo para o jogo contra o Águas Santas é «tentar resolver o mais cedo possível, para depois ter o descanso necessário».

Pedro Spínola afirmou ainda que o Benfica-Sporting, referente à outra meia-final, vai ser equilibrado e assegurou que o FC Porto vai tentar «aproveitar os pormenores que possam sair desse jogo».

O Benfica, que no arranque da presente temporada venceu a Supertaça, com um triunfo (29-26) frente ao Sporting, em Fafe, soma quatro vitórias na Taça de Portugal, tantas como o Belenenses.

Para marcar presença na “final four”, o Benfica deixou pelo caminho o Ílhavo AC (38-24), na primeira eliminatória, o Xico Andebol (36-23), nos oitavos de final, e o Passos Manuel (33-23), nos quartos de final.

O lateral direito “encarnado” Cláudio Pedroso, em declarações à Benfica TV, defendeu que o jogo com o Sporting vai ser completamente diferente do que foi para o campeonato: «É um jogo a eliminar e queremos vencer para estar na final».

«Nestes últimos jogos, o Sporting tem feito uma defesa bastante agressiva e marca muitos golos em contra-ataque. O nosso objetivo é não perder tantas bolas no ataque e, se conseguirmos fazê-lo, julgo que podemos ganhar o jogo», disse.

No último jogo do campeonato, a 25 de maio, o Benfica recebeu e venceu o Sporting, por 31-30, mas Cláudio Pedroso referiu que não há partidas iguais.

«Vai ser um jogo completamente diferente do que foi o do campeonato. É um jogo a eliminar e queremos vencer para estar na final», alertou.

O Sporting defende em Tavira o troféu conquistado o ano passado, frente ao FC Porto (26-25), tendo, no caminho para Tavira, deixado para trás o Infesta (36-18), nos 16 avos de final, o Fafe (35-22), nos “oitavos”, e o Madeira SAD (35-20), nos “quartos”.

Rui Silva, central dos “leões”, assume que a sua equipa é favorita para a “final four”, mas tem que melhorar defensivamente e já no primeiro jogo com o Benfica, pois só assim atingirá a final.

O Águas Santas, que conta nas suas fileiras com o melhor marcador do campeonato, Pedro Cruz, surge com o desejo de voltar a erguer a Taça de Portugal, feito que já viveu em 2001/02.

Pela terceira vez na história do clube maiato, que na última década se tem afirmado como o "quarto grande" do andebol português, o Águas Santas marca presença numa “final four” da Taça.

A última vez foi em 2002/03, ano em que a prova decorreu no Pavilhão Atlântico, em Lisboa, e em que o Águas Santas foi afastado da final pelo Sporting, com uma derrota por 27-25.

Nos jogos mais recentes para o campeonato, o Águas Santas venceu em casa o Benfica, por 23-21, na altura lider da tabela classificativa, e perdeu por um golo com o FC Porto, por 26-25, no Dragão Caixa.

A “final four” da Taça de Portugal começa pelas 16h00 com o “derby” Benfica-Sporting e prossegue às 18h30 com o Águas Santas-FC Porto. A final é no domingo e tem início às 17h00.