A selecção cabo-verdiana de andebol masculina estreou-se na manhã desta sexta-feira com uma “expressiva vitória” ante a sua congénere da Serra Leoa por 2-0, com os parciais de 14-09 e 33-08 nos I Jogos Africanos de Praia, no areal de Santa Maria.

Numa partida muito disputada a nível técnico e táctico, a equipa nacional de Cabo Verde mostrou ser a melhor formação ao longo de todo o jogo, pelo que ajuntou esta vitória com uma exibição de alto nível que deixou embaraçada a equipa contrária.

Muita apoiada pela claque da casa, sobretudo pelos atletas do andebol feminino de entre as outras modalidades presentes no areal de Santa Maria, Cabo Verde jogou o quanto basta para a satisfação do selecionador nacional, Pedro Teixeira, que considerou tratar-se de “uma vitória saborosa, cujo nervosismo inicial foi traduzido num grande jogo”.

Deus os parabéns os jogadores, afirmando que conseguiram pôr em prática as estratégias implementadas durante os treinos, mostrando-se ciente que “a continuar assim, Cabo Verde vai continuar a mostrar trabalho feito ao longo de semana de trabalho”.

Disse que paralelamente à competição está a preparar os atletas para jogarem e desfrutarem, de modo a representar da melhor forma o país da casa.

O próximo jogo de Cabo Verde vai ser no sábado, frente a Marrocos, seleção da qual Teixeira admite não ter muitas informações, ainda disse estar à espera de uma equipa muito dotada tecnicamente, pelo que promete estudar estratégias para contrariar os pontos fortes dos magrebinos.

Por sua vez, o seleccionador da equipa nacional da Serra Leoa, Abubakar Sesay, entrevistado pela Inforpress, disse que encarou a derrota com todo o favoritismo, por reconhecer que Cabo Verde apresentou um conjunto “muito forte, físico, técnico e táctico” que deixou sem reação o seu colectivo.

Disse que tentou reagir a equipa psicologicamente para o seu próximo compromisso, ainda esta tarde, diante do combinado nacional de Marrocos.

Cabo Verde partilha o seu grupo com Marrocos e Serra Leoa, e, de acordo com o regulamento, passa às meias-finais o primeiro de cada grupo mais o melhor segundo.

Os I Jogos Africanos de Praia estão projectados como o maior acontecimento desportivo de sempre realizado em Cabo Verde, na qualidade de país anfitrião, o arquipélago irá fazer a sua participação em todas as modalidades em competição.

Sob a égide da Associação de Comité Olímpicos Nacionais Africanos (ACNOA), os Jogos Africanos de Praia Sal 2019 contemplam 11 modalidades ligadas ao mar, atletismo, basquetebol 3×3, andebol de praia, ténis de praia, futebol de praia, remo no mar, futebol Freestyle, karaté kata, kitesurf, e natação em águas abertas.

Estima-se que estejam no país cerca de duas mil pessoas ligadas aos jogos, que principiaram esta sexta-feira, entre atletas, dirigentes e respectivas comitivas, bem como jornalistas de vários países.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.