Jorge Fonseca continua em altas e desta vez provou que consegue triunfar fora da zona de conforto. O judoca português conquistou a Taça da Europa de Judo na categoria +100kg (apesar de normalmente se apresentar em -100kg) numa prova disputada em Coimbra.

Apesar do triunfo, Jorge Fonseca, de 29 anos, esclareceu o momento da carreira que atravessa e explicou quais os reais objetivos:

"Sei que as pessoas querem que tivesse sido à base do espetáculo, mas estou num momento da carreira que não quero mais isso. Desejo vencer, mas tranquilo, sem me desgastar e perdendo tempo com certas coisas que não fazem sentido. Para se conseguir o ouro não tem de ser sempre por ippon. Também posso fazê-lo por castigos. É esse o trabalho que tenho de fazer daqui para a frente", referiu em declarações ao jornal 'A Bola'.

Se calhar muitos estranharam a presença do judoca do Sporting nesta categoria, mas houve uma explicação para tudo isto.

"O objetivo foi gerir os combates. Aprender aquilo que não faço nos -100 kg: reduzir a quantidade dos ataques e saber controlar a luta. Normalmente faço muitos ataques e acabo por cansar-me bastante", esclareceu.

O atleta do Sporting comentou ainda a conquista:

"Esta vitória soube-me bem. Falando francamente, nem esperava que acontecesse por ser numa categoria que não a minha. Senti-me um bocado como um peixe fora de água, mas também confiante que conseguia ganhar a qualquer um", revelou.

Esta também foi encarada como uma preparação para o Mundial de Tachkent, a realizar-se entre 6 e 13 de outubro. Até lá, o bicampeão do mundo e medalha de bronze em Tóquio vai marcar presença no Open Europeu de Riccione (Itália)