Jorge Fonseca entra hoje nos Mundiais de judo em Budapeste com um estatuto especial e como um dos favoritos, depois de em 2019 se ter tornado, em Tóquio, o primeiro português campeão mundial da modalidade.

A dois dias do final da competição, que decorre desde domingo, e quando se disputam as categorias mais pesadas, o judoca, de 28 anos, entra em ação nos -100 kg, com o objetivo de “fazer uma grande prova”, embora a prioridade sejam os Jogos Olímpicos.

“Quero ir para o Campeonato do Mundo fazer uma grande prova, mas o objetivo são os Jogos Olímpicos. [O Mundial] é um bom teste para os Jogos Olímpicos, quero estar bem para poder chegar aos Jogos Olímpicos em alto pico de forma”, considerou o judoca, ainda na antevisão dos Mundiais.

Em Budapeste, onde chega como sétimo do ‘ranking’ e terceiro cabeça de série, Jorge Fonseca tem acima de si o georgiano Varlam Liparteliano (1.º) e o holandês Michael Korrel (3.º), numa competição em que foram vários os judocas que abdicaram.

A proximidade dos Jogos Olímpicos e a qualificação assegurada deixaram de fora, um pouco por todas as categorias nestes Mundiais, muitos cabeças de série nos respetivos ‘rankings’, numa salvaguarda para Tóquio2020.

Na competição de hoje, com as eliminatórias a terem início às 09:00 de Lisboa, Jorge Fonseca apenas entrará ao 15.º combate no ‘tatami 3’.

Isento na primeira ronda, o judoca do Sporting tem como primeiro adversário o vencedor do combate entre o dinamarquês Matthias Madsen (48.º) e o uzbeque Muzaffarbek Turoboyev (45.º).

Judocas portugueses ainda a competir nos Mundiais:

- Sexta-feira, 11 jun:

100 kg: Jorge Fonseca (7.º), isento na primeira ronda, na seguinte com o vencedor do combate entre o dinamarquês Matthias Madsen (48.º) e o uzbeque Muzaffarbek Turoboyev (45.º).

- Sábado, 12 jun:

+78 kg: Rochele Nunes (11.ª), isenta na primeira ronda, na seguinte com a vencedora do combate entre a japonesa Wakaba Tomita (46.ª) e a lituana Sandra Jablonskyte (30.ª).

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.

Ajude-nos a melhorar o SAPO Desporto