A poucos dias de marcar presença no seu segundo Europeu, Kvantidze assume ter como objetivo conquistar medalhas nos grandes palcos, caso dos Europeus, Mundiais ou com a fasquia mais elevada, em Jogos Olímpicos, e esse caminho apenas se faz lutando com todos.
Portugal compete entre quarta-feira e sábado nos Europeus de Podgorica com uma seleção de nove judocas, Catarina Costa (-48 kg), Raquel Brito (-52 kg), Taís Pina (-70 kg), Bárbara Timo (-70 kg) e Patrícia Sampaio (-78 kg) em femininos, e Miguel Gago (-66 kg), Otari Kvantidze (-73 kg), João Fernando
Na capital do Montenegro, a seleção portuguesa entra em ação a partir de quarta-feira com nove judocas, cinco em femininos e quatro em masculinos, e a entrada de Patrícia Sampaio no tatami está reservada para o último dia, das categorias mais pesadas.
O presidente da Federação Portuguesa de Judo viu hoje ser cumprido em vários locais um mandado de busca e apreensão no âmbito de uma investigação à sua gestão na FPJ.
Desde que alcançou a medalha nos últimos Jogos Olímpicos, a judoca de 25 anos subiu sempre ao pódio dos Grand Slam em que participou, tendo mesmo conquistado o ouro em Paris, no início de fevereiro.
Os irmãos Homberg, Joshua e Jeremias, revezaram-se discretamente num torneio de MMA e conseguiram vencer. Mas os gémeos acabaram por ser desmascarados pelo organizador por causa de uma tatuagem.
No sábado, Bárbara Timo, no seu regresso aos -70 kg, conquistou a medalha de prata e Otari Kvantidze, que já tinha sido quinto no Grand Slam de Paris, voltou a estar em bom plano nos -73 kg e subiu ao pódio para receber o bronze.
Kvantidze, foi uma boa surpresa na Arena Bercy, com um judo muito positivo, que lhe deu três vitórias por ippon, uma das quais diante do segundo cabeça de série.
Bárbara Timo lembrou que, enquanto judoca do Benfica, representou Portugal nos Jogos de 2020 e 2024, e que nessa “caminhada”, conseguiu conquistar medalhas nos Mundiais de 2019, vice-campeã em -70 kg, e de 2022, bronze em -63 kg.
A acusação indica que o lutador, de 36 anos, agrediu sexualmente a queixosa nas casas de banho do Kaseya Center, pavilhão da equipa profissional de basquetebol Miami Heat.
“A Telma foi uma das atletas que conseguiu conciliar a prática desportiva de alto rendimento com o ensino superior. É um exemplo excecional”, afirmou o secretário de Estado do Desporto.
Catarina Costa, quinta nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 e nona em Paris2024, estreou-se frente a Suet Yiu Tang, na segunda ronda, batendo a judoca de Hong Kong por ippon, ao cabo de 2.18 minutos.
Receba gratuitamente os alertas com as melhores notícias do desporto. Envie SMS com "Sports Entrar" para o número 4883. Para sair faça a gestão aqui. Serviço exclusivo clientes MEO.