O SAPO Desporto esteve presente na Web Summit e procurou as melhores 'startups' relacionadas com o mundo do desporto, além do 'Players Clube', a 'AliveX' é uma delas.
Criada na Turquia, esta plataforma opera em eventos desportivos com o objetivo de fornecer os dados médicos dos participantes aos organizadores.
"A AliveX é uma plataforma de registo para eventos desportivos a decorrer como maratonas, competições de ciclismo, natação, desportos motorizados ou até retiros de yoga", começou por explicar ao SAPO Desporto Erkmen Erakkus, co-fundador e CEO da AliveX.
"A plataforma funciona como bilheteira. É possível gerar o bilhete para participar num determinado evento, quer seja de música ou de desporto. Mas, na parte desportiva, a plataforma funciona de forma diferente", acrescentou.
A AliveX "permite que a organização de um evento desportivo tenha acesso aos dados do seu participante, como por exemplo contacto de emergência, tipo de sangue e alergias. Ao recolher estas informações, de acordo com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, a AliveX guarda os dados e não os partilha de imediato com o organizador do evento. Mas, se houver algum incidente, o organizador ativa um botão de emergência e passa a ter acesso a todos esses dados que podem ajudar no tratamento da pessoa. Quando o evento termina, a informação é apagada."
"A plataforma está em funcionamento há 15 meses na Turquia e estamos agora a tentar expandir para a Europa. Vamos começar a operar na Grécia em dezembro e de seguida a Polónia", conclui o CEO da AliveX, Erkmen Erakkus.
Comentários