O campeonato nacional de voleibol já está concluído, com o Benfica a superiorizar-se com alguma facilidade ao Sporting na final do 'play-off', mas no andebol, no basquetebol, no futsal e no hóquei em patins a decisão do título continua em aberto, estando mesmo os três últimos ainda no arranque dos respetivos 'play-offs' que ditarão o campeão.
O SAPO Desporto faz o ponto de situação dos campeonatos nacionais masculinos das cinco principais modalidades de pavilhão no nosso país.
Voleibol: Benfica já é tricampeão
O campeonato nacional masculino de voleibol foi o primeiro a ficar resolvido. E com o mesmo campeão das últimas duas edições.
O Benfica terminou a fase regular na frente, com Fonte Bastardo em segundo e Sporting em terceiro, e foi também assim que a II Fase chegou ao fim.
Depois, no 'play-off', o Sporting superou o Fonte Bastardo nas meias-finais, para marcar encontro com o Benfica na final, à melhor de cinco, mas as 'águias' não deram hipóteses e venceram logo os três primeiros jogos (perdendo apenas um 'set' ante os 'leões'), garantindo desta forma o tricampeonato, depois das conquistas de 2018/19 e de 2020/21 (em 2019/20 não houve campeão devido à COVID-19).
Andebol: 'Clássico' do fim de semana entre 'águias' e 'dragões' deve ser decisivo
O campeonato nacional de andebol, que se disputa numa só fase, está a duas jornadas do fim, embora FC Porto e Sporting tenham um jogo em atraso. Na frente da classificação está o Benfica, com os mesmos 79 pontos do FC Porto, mas com 28 jogos já disputados, contra apenas 27 dos dragões, pelo que só estes dependem apenas de si para chegarem ao título. O Sporting surge em terceiro, com 76 pontos e também menos um jogo disputado do que as 'águias'.
FC Porto e Benfica vão medir forças este sábado, pelas 17h00, no Dragão Caixa e o desfecho da partida ajudará - e muito - a esclarecer as contas. Em caso de vitória, o FC Porto fica a precisar apenas de comparecer nos dois restantes jogos que lhe faltam (fora de portas ante o Águas Santas e o Madeira SAD) para revalidar o título e chegar ao tricampeonato.
Em caso de empate, as duas equipas seguirão em igualdade pontual (com 81 pontos, dado que no nacional de andebol uma vitória vale 3 pontos, o empate 2, a derrota 1 e apenas a falta de comparência dita 0 pontos), e o FC Porto ficaria a necessitar de uma vitória ou dois empates nos jogos em falta para selar a conquista do título (mesmo ficando o Benfica com vantagem no confronto direto, visto que venceu os dragões na primeira volta, naquela que é até à data a única derrota dos azuis e brancos na prova).
E mesmo uma vitória do Benfica deixa o FC Porto a depender só de si para ser campeão: as 'águias chegariam aos 82 pontos e o FC Porto ficaria com 80, mas o máximo que o clube da Luz pode lograr são 85 pontos e, em caso de vitória ante Águias Santas e Madeira SAD, o FC Porto chegaria aos 86.
Quanto ao Sporting, no terceiro lugar, ainda tem hipóteses matemáticas de chegar ao título, mas para tal teria de contar com várias escorregadelas por parte dos rivais.
Basquetebol: Fase regular terminou com Benfica na frente, grandes lideram 'quartos' do 'play-off'
O nacional de basquetebol entrou no passado fim-de-semana na fase de 'play-off' e não é fácil dizer quem, entre Benfica, Sporting e FC Porto, é favorito à conquista do ceptro.
Benfica, Sporting e FC Porto (este devido a duas faltas de comparência) terminaram todos a primeira fase com 19 vitórias e 3 derrotas. Depois, na segunda fase, as 'águias' mostraram-se mais fortes e terminaram à frente de 'dragões' e 'leões', respetivamente.
Os três grandes já superaram, entretanto, os quartos-de-final do play-off, com o Benfica a partir agora para um embate com a Oliveirense nas meias-finais, jogadas à melhor de 5. Meias-finais nas quais o FC Porto defronta o Sporting tendo a vantagem de disputar o jogo decisivo em casa, se tal for necessário. Porém, convém lembrar que o Sporting venceu recentemente os dois rivais na caminhada triunfal rumo à conquista da Taça de Portugal...
Hóquei em Patins: FC Porto ganhou fase regular, mas está tudo em aberto no 'play-off', com os quatro candidatos do costume na frente
No nacional de hóquei em patins a incerteza é também grande, dado o equilíbrio da valia demonstrada pelos 'três grandes',com a Oliveirense e o Óquei de Barcelos à espreita de qualquer deslize dos favoritos.
A fase regular terminou com o FC Porto no 1.º lugar, dois pontos à frente do Sporting, 2.º classificado. O Benfica terminou em 3.º, a seis pontos dos dragões e em igualdade pontual com a Oliveirense, que foi 4.ª.
Os quartos-de-final dos 'play-offs' (à melhor de 3) arrancaram esta quarta-feira e 'águias' (estas com maiores dificuldades), 'dragões' e 'leões' venceram os respetivos jogos. Se a lógica imperar e os três seguirem mesmo em frente para as meias-finais (já jogadas à melhor de 5), o Sporting encontrará o Benfica (com vantagem no 'fator casa'), enquanto o FC Porto defrontará o vencedor do embate entre Oliveirense e Óquei de Barcelos.
Futsal: Sporting terminou na frente da fase regular, Benfica vai tentar contrariar hegemonia leonina no 'play-off'
A fase regular do campeonato nacional de futsal terminou na semana passada, com o Sporting (que desacelerou na reta final) a ficar ainda assim um ponto à frente do Benfica, garantindo vantagem 'no fator casa' nos 'play-offs' que vão arrancar 25 de maio, com os quartos-de-final (jogados, tal como as meias-finais, à melhor de 3, sendo a final, depois, jogada à melhor de 5).
O campeonato nacional pára neste fim de semana para que seja jogada a 'final a 8' da Taça de Portugal e, quando for retomado, o Sporting vai medir forças nesses quartos-de-final com FC Azeméis, enquanto o Benfica defrontará os Leões de Porto Salvo.
Caso siga em frente, a turma de Alvalade (campeã em título) defrontará depois, nas meias-finais, o vencedor do embate entre Quinta dos Lombos e Fundão, enquanto a formação da Luz, se passar a essas meias-finais, enfrentará o vencedor do confronto dos 'quartos' entre Braga e Eléctrico de Ponte Sôr.
Comentários