Os Jogos Olímpicos da Juventude, marcados para Dakar em 2022, foram hoje adiados para 2026 devido à pandemia de covid-19, após entendimento entre o Comité Olímpico Internacional (COI) e o governo do Senegal.

Em comunicado, o COI explica que o adiamento permite "planear melhor todas as atividades", fortemente afetadas pelo adiamento dos Jogos Olímpicos Tóquio2020 para 2021, pelo adiamento de outras provas internacionais "e pelas consequências da crise sanitária global, e os efeitos financeiros e operacionais que trouxe".

"Gostaria de reiterar que o COI retém todo o meu apoio para a organização dos Jogos da Juventude, agora adiados para 2026", explicou o presidente do Senegal, Macky Sall, citado em comunicado.

Os Jogos Olímpicos da Juventude, destinados a atletas de 14 aos 18 anos, decorrem de dois em dois anos desde 2010, alternando entre inverno e verão, tendo a última edição sido realizada em janeiro deste ano, na cidade suíça de Lausana.

Os Jogos de Dakar, agora adiados, vão marcar o primeiro evento olímpico em solo africano, passando agora a decorrer após os jogos de Inverno, marcados para 2024 em Gangwon, Coreia do Sul.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 578 mil mortos, incluindo 1.676 em Portugal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.