A Assembleia da República saudou hoje as vitórias dos desportistas portugueses Inês Henriques, Nélson Évora, Fernando Pimenta e da seleção de parahóquei em campo.

O parlamento "saúda os atletas e hoquistas medalhados e todos aqueles que, com a sua participação, honram as cores nacionais e servem de inspiração às novas gerações", de acordo com o voto aprovado por unanimidade.

A saudação, aprovada na reunião da Comissão Permanente da Assembleia da República, sublinha que "agosto foi um mês de ouro para o desporto português".

No voto de saudação é referida a conquista da medalha de ouro nos 50 quilómetros marcha por Inês Henriques, nos mundiais de atletismo, realizados em Londres, e a medalha de bronze de Nelson Évora no triplo salto, na mesma competição.

Fernando Pimenta, que se sagrou campeão do mundo de K1 5.000 metros de canoagem nos mundiais da modalidade, que decorreram em Radice, na República Checa, é igualmente referido no texto do voto.

Os deputados louvaram ainda participação da seleção portuguesa de parahóquei em campo, campeã europeia, depois de derrotar a Itália na final, disputada em Amesterdão, na Holanda.