A seleção angolana de atletismo conquistou três medalhas de bronze no Meeting Internacional terminado sábado no Rio de Janeiro (Brasil).
Foram protagonistas do êxito, a velocista Catarina Francisco, da província do Namibe, nos 400 metros para a classe T13 (deficiente invisual parcial), com o tempo um minuto, seis segundos e 68 décimos, em prova realizada sexta-feira no Estádio João Havelange.
Sábado foi a vez de Octávio dos Santos conquistar a medalha de bronze também nos 400 metros, mas para a classe T11 (invisual total) em masculinos. O velocista de Luanda cronometrou o tempo de 54 segundos e 92 décimos no terceiro posto.
Nesta prova vencida pelo brasileiro Felipe de Sousa, com o tempo de 51 segundos e 26 décimos, secundado pelo seu compatriota Daniel Silva (52.78), contou ainda com o concurso de outro angolano, o José Chamoleia, desqualificado por infração na pista.
O atleta da província do Huambo, que se encontra com gripe e tosse, ainda terminou na terceira posição à frente de Octávio dos Santos, mas o facto de ter pisado a linha da pista contrária motivou a sua desqualificação pela organização do evento-teste para os Jogos Paralímpicos de Setembro nesta mesma cidade do Rio de Janeiro.
Alberto Lussasse, da província do Bié, conquistou também no sábado a terceira medalha de bronze para o país ao terminar na terceira posição com o tempo de 4 minutos, 21 segundos e 62 décimos na prova dos 1.500 metros para a classe T46 (deficiente motor ou amputado de um dos membros superior).
Esta especialidade foi ganha pelo brasileiro Yagonny de Sousa (4:11.13), secundado pelo chinês Ignacio Sepulveda (4:15.11). Márcio da Silva, do Brasil, quedou-se na quarta posição (4:29.40).
Angola, que neste evento tinha como objetivo principal a melhoria das marcas e aumento do número de atletas com mínimos para participar nos Jogos Paralímpicos obteve este desiderato com Catarina Francisco e Joaquim Manuel nos 400 metros.
Assim, estão habilitados para o evento que irá disputar-se de 9 a 19 de Setembro nesta cidade do Rio de Janeiro, Octávio dos Santos, José Chamoleia, Esperança Gicaso, Befília Buyo (classe T11), Catarina Francisco e Joaquim Manuel (T13) e Alberto Lussasse (T46).
Comentários