A atleta sueca Meraf Bahta, campeã da Europa dos 5.000 metros em 2014, foi suspensa por um ano por "falta de informação", anunciou hoje a federação sueca de atletismo.

A comissão de sanções daquela federação pronunciou uma interdição retroativa de treinos e de competições desde 01 de setembro de 2018 a 31 de agosto de 2019, por a atleta ter falhado nas suas obrigações de localização para os controlos antidoping inopinados.

Meraf Bahta, que foi também medalha de bronze nos 10.000 metros dos Europeus de 2018, infringriu as suas obrigações em três vezes por um período de um ano na temporada passada.

O principal responsável pelo atletismo sueco, Stefan Olsson, criticou os atrasos "inutilmente longos" dos procedimentos, uma vez que, segundo ele, a atleta cometeu um "erro administrativo", mas não foi considerada culpada de doping.

A atleta poderá, em princípio, participar nos Mundiais de 2019, que vão decorrer entre 26 de setembro e 06 de outubro, mas apenas lhe restarão três semanas a partir do final da sanção para poder beneficiar da logística da sua seleção.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.