Portugal registou hoje de novo um quinto lugar no atletismo das Universíadas de verão, que estão a decorrer em Taiwan, desta vez através da quatrocentista Cátia Azevedo, atual recordista nacional.

Cátia Azevedo terminou em 52,39 segundos, sendo agora um pouco menos rápida do que fora na primeira ronda (vitória destacada em 52,27). Nas meias-finais, que também ganhou, correu em 52,52.

A vencedora foi a polaca Malgorzata Nata Holub (51,76), que nos Mundiais de Londres integrou a estafeta de 4x400 metros que conseguiu a medalha de bronze para a Polónia. Subiram ainda ao pódio a sul-africana Justine Palframan (51,83) e a romena Bianca Denisa Razor (51,97).

Também hoje, Diogo Ferreira, o recordista nacional da vara, conseguiu um fácil apuramento para a final da sua especialidade, com um salto a 5,30 metros, à segunda tentativa.

Foram apurados para a final de domingo os 12 atletas que passaram essa altura, dos quais nove à primeira tentativa, dois à segunda e um à terceira.

Diogo Ferreira (recordista de Portugal com 5,71) também esteve nos Mundiais de Londres, onde não marcou - registou três derrubes.

Na jornada de sábado, a penúltima destas Universíadas, Mara Ribeiro compete nos 20 km marcha e Marta Onofre na final do salto com vara, enquanto Francisco Belo estará na qualificação do disco, prova em que é recordista nacional.

Francisco Belo tem o melhor registo no atletismo luso até agora nas Universíadas de Taipé, já que foi o campeão do lançamento do peso. No quinto lugar, já ficaram Cátia Azevedo e Samuel Barata, este nos 10.000 metros.

Domingo, Portugal deverá ter três atletas em finais: Samuel Barata na meia-maratona, Diogo Ferreira na vara e, se a qualificação lhe correr bem, Francisco Belo no disco.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.