O atletismo português começa a competir na quarta-feira nos Jogos do Mediterrâneo, que decorrem em Tarragona, Espanha, com a recordista nacional de triplo salto e atual campeã europeia Patrícia Mamona a entrar em ação na sexta-feira.

Em declarações aos jornalistas antes de fazer treino de ginásio nas Vila Mediterrânea, local onde estão alojados os atletas, Patrícia Mamona lembrou que esteve parada sete meses devido a uma lesão no joelho esquerdo, mas foi clara quanto a objetivos: "Acho que as medalhas não são impossíveis."

"Fui operada e não estou ainda em grande forma. A mentalidade e a motivação estão lá para saltar muito. Já faço triplo há muitos anos, respiro triplo salto", acrescentou.

Treinada por José Uva, Patrícia Mamona, que foi sexta nos Jogos Olímpicos Rio2016, compete na sexta-feira às 20:00 locais (19:00 em Lisboa) no Estádio de Atletismo de Campclar na cidade espanhola de Tarragona, onde decorrem os Jogos do Mediterrâneo desde quinta-feira e prolongando-se até 01 de julho.

Antes entram em ação outros atletas portugueses, sendo que a equipa portuguesa de atletismo integra mais de duas dezenas.

O selecionador nacional José Santos acredita "numa boa participação", sendo comedido quando questionado sobre possíveis conquistas de medalhas.

"É sempre o objetivo, contudo às vezes não é possível. Não vou prometer nada. Não conhecemos muito bem os adversários e só depois disso podemos ter ideia do que podemos fazer", disse.

Convidado a lançar candidatos às medalhas, José Santos apontou Patrícia Mamona (triplo Santo), Irina Rodrigues (lançamento do disco) e Francisco Belo (lançamento do disco e lançamento do peso), mas frisou que "a equipa de atletismo presente é toda muito competente".

"É muito difícil fazer uma previsão porque não temos conhecimento dos adversários. Hoje [terça-feira] íamos receber as ?start lists' e não foi possível. É a primeira vez que vimos a uma prova desta natureza e temos dificuldade em saber quais são os adversários mais diretos", referiu.

Portugal arrecadou até ao momento 10 medalhas - dois ouros, três pratas e cinco bronzes - nos Jogos do Mediterrâneo, competição na qual está representada por 232 atletas em 29 modalidades.