A federação russa acredita que a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) vai levantar em breve a suspensão que recai sobre os seus atletas, imposta na sequência do escândalo de doping que abalou a modalidade.

“Compreendemos o significado de cada passo, estamos a trabalhar, fazendo tudo o que está ao nosso alcance. E quando isso acontece, a vitória nunca está longe”, disse o presidente da Federação Russa de Atletismo, Dmitry Shlyakhtin, a uma semana do encontro com responsáveis da IAAF.

O organismo federativo russo está suspenso desde novembro de 2015, depois de ter sido descoberto de um sistema generalizado de distribuição de doping com conhecimento e apoio estatal, que abrangeu, entre outros eventos, os Jogos Olímpicos Londres2012 e Socchi2014 (Inverno).

A Agência Russa Antidopagem, que teve participação ativa no processo, poderá voltar a ser reconhecida pelo Agência Mundial Antidopagem, sendo essa uma das condições essenciais para que a suspensão sobre a federação de atletismo possa ser levantada.

A Rússia aprovou um plano de medidas de combate ao doping no desporto, entre as quais a recuperação de prémios monetários e bolsas atribuídas a atletas aos quais foram retirados os títulos e medalhas conquistados, por terem acusado positivo em controlos antidoping.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.