O atleta do Petro de Luanda, Severino Vicente conquistou hoje, sábado, em Luanda, a primeira edição do grande prémio "Mota Gomes", em atletismo, perfazendo 10 quilómetros, com o tempo de 35 minutos e 29 segundos, numa disputa onde concorream 58 participantes.
O fundista que desde inicio da prova esteve na liderança da competição demonstrou a sua dinâmica, deixando para trás os colegas de equipa nomeadamente Fernando Domingos, no segundo lugar, com a marca de 35 minutos, 56 segundos e Armando Azevedo que quedou-se no terceiro posto com 36 minutos e 22 segundos.
Em feminino, o certame foi dominado pela atleta do Interclube, Luciana Viengo, que cortou a meta do percurso com o tempo de 42 minutos e 22 segundos, enquanto Madalena Correia do 1º de Agosto, ficou em segundo com 46 minutos e 37 segundos, ao passo que Guilhermina Aleixo, também do 1º de Agosto ocupou terceiro lugar, cronometrando 36 minutos e 22 segundos.
Na classe dos não federados o primeiro classificado foi o Januário Camia(35m,49s), seguido do Atrazado Francisco (36m,04s). Visão Alberto foi terceiro com 36 minutos e 52 segundos, enquanto que em feminino, a primeira colocada foi Severina Chilala(45m,14s), secundada por Miclina Geraldo (49m,01s) e Ana Nicolau foi terceira com 49 minutos e 56 segundos.
Com ponto de partida no ponto final, a prova que visou homenagear o antigo atleta e secretário-geral da federação angolana da modalidade, Mota Gomes, contou com 58 participantes entre federados e populares em ambos sexos.
Mota Gomes que se notabilizou no atletismo português onde representou o Belenense e Sporting, em Angola militou no Petro de Luanda, no qual foi detentor de recordes nas distâncias de 800 metros com um minuto,49 segundos e três décimos.
Já falecido, o atleta foi detentor de várias conquistas, com destaque para a medalha de ouro conquistada nos primeiros jogos da África Austral, em 1980, na África do Sul.
Comentários