A capital da Hungria, Budapeste, e a cidade inglesa de Birmingham são as candidatas a receber os Campeonatos da Europa de atletismo de 2026, anunciou hoje a federação europeia da modalidade (European Athletics).

O presidente da European Athletics (AEA), Dobromir Karamarinov, realçou a “capacidade de ambas as candidaturas para realizar grandes eventos de atletismo ao ar livre” e destacou “os estádios soberbos, pelo que qualquer um deles será um excelente anfitrião”.

“Birmingham sediará os Jogos da Commonwealth de 2022 e Budapeste o Mundial de atletismo de 2023 e, portanto, em 2026 eles poderão aproveitar essas experiências. No passado, essas cidades também sediaram eventos globais e continentais excecionais e ambas têm um grande legado a esse respeito”, acrescentou Karamarinov.

Budapeste foi o primeiro dos dois candidatos a organizar os Europeus de 2026 a receber representantes da AEA, em 07 e 08 de junho, após o que a delegação deslocou-se imediatamente a Birmingham, em 09 e 10 de junho.

A decisão sobre qual cidade sediará os Campeonatos da Europa de atletismo de 2026 será tomada pelo Conselho Europeu da modalidade, em novembro de 2022.