O secretário técnico da Federação Cabo-verdiana de Atletismo (FCA), Alfa Djaló confirmou à Inforpress a participação de cinco atletas cabo-verdianos na 42ª edição da prova dos 100 quilómetros (Km) Del Passatore, Itália, a 24 de Maio.

O fundista internacional cabo-verdiano Adilson Spencer lidera a delegação de cinco atletas nacionais que, no último sábado de Maio, representará o país na 42ª edição da prova dos 100 quilómetros (Km) Del Passatore numa equipa integrada por Daniel Cabral, Arcson Spencer, Nataniel Moreira e Ulisses Fontes.

A prova dos 100 km Del Passatore é uma competição da escala da ultramaratona que se realiza anualmente, no último sábado de Maio, com partida na cidade da Florença (Itália) e meta em Faenza.

Segundo o secretário técnico, a participação desses atletas não é da responsabilidade da federação, mas admitiu o apoio desta uma vez que foram convidados para participar nesta prova.

Adilson Spencer afirmou à Inforpress que está preparado e que vai para a Itália com “objectivos claros e bem delineados para subir ao pódio”, reconhecendo, entretanto, que a prova exige “muito sacrifício e muita coragem”.

Espera, por isso, contar com o apoio dos colegas que vão junto para esta segunda participação da sua conta pessoal.

Já Nataniel Moreira assegura estar preparado fisicamente nesta sua primeira participação fora do país devido ao programa que veio da Itália, mas critica as autoridades que, “às vezes, não respeitam" os esforços dos atletas, pois teme que possam surgir ainda algumas contrariedades nestas viagens,  devido “à falta de patrocínio, o que pode boicotar a viagem”.

Arcson Spencer, que também vai participar pela primeira vez nesta competição, disse que “não tem noção desta prova” como Adilson Spencer, mas que se sente orgulhoso em ir a este evento com o objectivo de se posicionar entre os primeiros dez na corrida para poder trazer algum prémio.

A maior preocupação dos atletas tem a ver com a falta de apoios e a mobilização da parte da federação, mas o secretário técnico defende-se com o argumento de que os “atletas se auto-convidaram a si mesmos”, razão porque enfrentam esses problemas.

A primeira edição desta prova internacional foi realizada em 1973 e teve como vencedor os italianos Roman Baccaro (masculino) e Gabriella Colina (feminino).

O recorde dos 100 Km Del Passatore pertence aos italianos Giorgio Calcaterra, com o registo de seis horas, 25 minutos e 45 segundos, alcançados em 2011, enquanto, a nível feminino, Mónica Carlin detém o recorde em 2012 com a marca de sete horas, 35 minutos e 07 segundos.