Cerca de 500 pessoas são esperadas na segunda edição do Festival de Caminhadas de Monchique, entre sexta-feira e domingo, iniciativa que “pretende potenciar o turismo de natureza” naquele concelho da serra algarvia, disse hoje o presidente do município.

“A intenção é dar uma abrangência global ao concelho e permitir que as pessoas desfrutem das condições ambientais e pontos naturais que temos, potenciando o turismo de natureza”, apontou Paulo Alves, presidente daquela autarquia do distrito de Faro.

Com o mote “Vá pelos caminhos da água”, o festival pretende evocar “este recurso tão escasso nos tempos de hoje, alertando para a importância da sua preservação”, notou o autarca.

No evento, que se realiza pelo segundo ano consecutivo, são esperadas cerca de 500 pessoas, divididas por 20 caminhadas em rotas definidas, agendadas para entre sexta-feira a domingo.

Do programa fazem parte diversos tipos de caminhadas: as desportivas, temáticas e culturais, com piquenique ou com atividades para as famílias, incluindo ‘ateliers’, teatro, yoga ou observação astronómica.

O programa prevê caminhadas com diversos graus de dificuldade, sendo o percurso mais curto previsto de cerca de três quilómetros e o mais longo de 18 quilómetros.

A participação obriga a inscrição prévia, dado existir um número máximo de pessoas para cada caminhada, algumas das quais com um custo associado devido aos eventos e logística, como as refeições, sublinhou o autarca.

Organizado pela Câmara de Monchique em parceria com operadores privados, o Festival de Caminhadas está integrado no projeto “Revitalizar Monchique – Turismo como catalisador”, financiado pelo Turismo de Portugal.

O evento faz parte também do calendário anual do “Algarve Walking Season (AWS)”, um projeto regional de promoção conjunta de festivais de caminhadas no Algarve.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.