A cidade de Albufeira recebe este sábado à noite a quinta edição da corrida vertical, a primeira que decorre num hotel de cinco estrelas, no Algarve, disse hoje à Lusa o organizador do evento.

Ao todo, os participantes terão de subir 180 degraus dos 12 andares do hotel Júpiter, num total de 30 metros de altura, isto no menor tempo possível ao abrigo de um desafio que a organização diz ser acessível a “quase” todos.

“É um ‘sprint’ na vertical, que puxa pelo coração e exige preparação mas pode ser feito por todos os que aceitem este desafio diferente. É apto a qualquer pessoa”, revelou à Lusa o organizador da prova.

Para Marco Pereira, o tempo da subida é que “pode ser diferente”, à semelhança do que já aconteceu nas outras quatro edições da prova, que consiste em subir um determinado número de degraus no menor tempo possível.

A corrida será dividida em provas individuais de contrarrelógio, nas categorias de masculinos e femininos, e cada atleta sobe uma vez as escadas.

Os 10 primeiros classificados vão disputar a última etapa que “vai premiar” os vencedores da Corrida Vertical Albufeira Júpiter Hotel, acrescentou.

Devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, não é permitida a presença de espetadores, mas o público poderá acompanhar o evento através da transmissão em direto da corrida no Facebook do município e do evento.

A competição viu limitado, também, o número de atletas, mas a organização garante que serão cumpridas “escrupulosamente” as medidas sanitárias de higiene e segurança emanadas pelas autoridades competentes.

A Corrida Vertical Albufeira Júpiter Hotel é uma organização da associação Free Challenge, em coorganização com a Câmara Municipal de Albufeira e apoio do Clube Desportivo Areias de São João, Associação de Atletismo do Algarve.

O valor das inscrições vai ser doado na sua totalidade a uma instituição de cariz social de Albufeira.