A Federação Portuguesa de Atletismo vai adiar para março várias provas dos escalões de sub-20 e sub-18, reajustando assim o seu calendário de inverno em função das proibições decorrentes do novo confinamento, hoje divulgadas.

A FPA entendeu equiparar a "atividades profissionais" as que se realizam no âmbito do Alto Rendimento, seleções nacionais e Campeonato Nacional de Clubes, que continuam no essencial com as datas que estavam fixadas.

Assim sendo, no programa de pista coberta, são adiados os Campeonatos Nacionais de sub-18 e sub-20, gerais e de provas combinadas, e o Triatlo Técnico Nacional, para março e com realização condicionada às diretrizes que, entretanto, venham a ser emanadas pelo Governo.

Quanto às competições para seniores (absolutos), o Campeonato Nacional de Clubes - apuramento - passa de 23 e 24 de janeiro para 06 e 07 de fevereiro, mantendo-se os Campeonatos de Portugal para os dias 13 e 14 de fevereiro.

O nono Estado de Emergência foi aprovado na quarta-feira no parlamento e entra em vigor às 00:00 de sexta-feira, mantendo-se até 30 de janeiro.

A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 1.979.596 mortos resultantes de mais de 92,3 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 8.384 pessoas dos 517.806 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.