O calendário de 2022 da Liga Diamante de atletismo foi reestruturado sem as duas etapas chinesas, devido às restrições de viagens no país, que enfrenta um novo surto de covid-19, anunciou hoje a organização.

Os ‘meetings’ de Xangai e Shenzhen, agendados para 30 julho e 06 de agosto, respetivamente, após o Mundial de Eugene (EUA), em julho, não ocorrerão “devido a restrições de viagem e às rigorosas condições de quarentena” impostas na China.

O ‘meeting’ Kamila Skolimowska Memorial, competição realizada em Chorzow, na Polónia, foi promovido do Continental Tour (2.ª divisão mundial) à Liga Diamante, realizado-se em 06 de agosto e não em setembro, como estava planeado.

A organização da Liga Diamante, que aponta como prioridade garantir que todos os atletas tenham uma oportunidade justa de se apurarem para as finais de Zurique, de 07 a 08 de setembro, espera poder voltar à China em 2023.

A Liga Diamante de atletismo é uma competição por pontos, em que os atletas competem ao longo da temporada, em vários ‘meetings’, por um lugar na final de Zurique, local onde poderão ser coroados vencedores da sua disciplina.

Já ontem foi anunciado o adiamento indefinido dos Jogos Asiáticos, que deveriam ocorrer em setembro na China, o cancelamento dos Jogos Asiáticos da Juventude, previstos para dezembro, em Shantou, e o adiamento para 2023 das Universíadas de 2021, que tinham já sido adiadas para 2022.

Os números compilados pela OMS a partir da informação disponibilizada pelos países-membros desde o início da pandemia indicavam um total de 5,4 milhões de mortes no período em causa, mas a OMS tem avisado para uma subavaliação.

Já os valores avançados pela Universidade norte-americana Johns Hopkins apontam para 6,2 milhões de mortos causadas pelo novo coronavírus até ao momento.

A covid-19 é uma doença respiratória provocada pelo coronavírus SARS-CoV-2, detetado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China.

A variante Ómicron, que se dissemina e sofre mutações rapidamente, tornou-se dominante no mundo desde que foi detetada pela primeira vez, em novembro, na África do Sul.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.