O Madeira Island Ultra Trail (MIUT) 2020, prova do circuito mundial do ‘trail run’, foi cancelada “por prevenção na contenção” da pandemia Covid-19, anunciou hoje a organização do evento, inicialmente marcado para 25 de abril.

Em comunicado, publicado no sítio oficial da prova, as medidas de prevenção apresentadas na quarta-feira pelo Governo Regional da Madeira, que abrangem a organização de eventos, “impossibilitam a realização do MIUT na data prevista.

“Face a esta impossibilidade, a Comissão Organizadora do MIUT reuniu-se com a devida urgência para decidir sobre a anulação ou cancelamento do evento. Após profunda ponderação sobre os prós e contras de cada uma das opções, decidiu esta Comissão cancelar a edição deste ano do MIUT”, informou.

Fica o pedido de “compreensão” a “todos os envolvidos” na prova, salientando que a decisão tomada é a que dá “maior segurança” pela pandemia Covid-19 ser “um grave problema de saúde a nível global”.

A organização garante que foi a “decisão mais difícil de tomar” em 12 anos de existência, mas também a “mais acertada, tendo em conta que o MIUT é o evento que “mais pessoas traz à Madeira” no período em que as restrições se aplicam, nos meses de março e abril.

“Estamos a falar de quase 2.500 atletas forasteiros (mais de 1.600 do estrangeiro), quase todos eles acompanhados e provenientes dos mais diversos pontos do globo, incluindo países onde o Covid-19 tem atingido proporções mais graves”, lembrou a comissão do MIUT.

Em relação aos atletas que se inscreveram na prova, são-lhes dadas duas opções: ou diferem a inscrição para o MIUT 2021, que se realiza a 17 de abril, ou cancelam a inscrição e têm um reembolso de 45% do valor pago. Toda a informação será enviada por mail para os atletas.

 Nota ainda para a Whaler’s Great Route (WGRUT), organizada pela Azores Trail Run, agendada entre 08 e 10 de maio, e que também está inserida no circuito mundial, que informou hoje, na sua página oficial no Facebook, que “não prevê o adiamento ou cancelamento do evento”, estando a “acompanhar atentamente” a propagação do Covid-19, e prometendo avisar em caso de “qualquer alteração” à prova.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Desporto. Diariamente. No seu email.

Notificações

SAPO Desporto sempre consigo. Vão vir "charters" de notificações.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.