Este artigo tem mais de 10 anos
José Armando Savoyo, atleta que dá nome à prova, conquistou oito medalhas em Jogos Paralímpicos.
Dezasseis províncias já confirmaram a participação na Taça Sayovo em atletismo, a disputar-se domingo, com tiro de largada na Baía de Luanda, informou esta quinta-feira à Angop o secretário-geral do Comité Paralímpico Angolano, António da Luz.
O responsável salientou que apenas as províncias da Lunda Sul e Cunene não confirmaram a sua presença na prova, que visa homenagear o velocista paralímpico José Sayovo, pelos feitos alcançados dentro e fora do país.
“Estimamos a participação de mais de 600 fundistas paralímpicos, quer federados, quer não federados, populares e veteranos”, frisou o responsável.
Segundo António da Luz, a prova, instituída em 2004 pelo Ministério dos Desportos , terá 10 quilómetros e o tiro de largada será dado às 08h00.
Referiu que as inscrições encerram sexta-feira e vão premiar do primeiro ao quinto lugar, nas demais categorias, com valores monetários.
Em 2013 venceu em masculino o atleta de Malanje, da categoria T11, José Genge, e em feminino, também da categoria T11, a primazia coube a Anita Ngueve (Huambo).
José Armando Sayovo conquistou em 2004 três medalhas de ouro nos jogos Paralímpicos de Atenas, nos 100, 200 e 400 metros. Na edição seguinte, Pequim 2008, ficou pela tripla prata. Nos Jogos Paralímpicos de 2012, em Londres, Sayovo conquistou uma medalha de ouro (400 m) e outra de bronze (200 m), feitos impar ao nível do desporto nacional.
Comentários